Seguran�a

Cinto de tr�s pontos ser� obrigat�rio para todos os ocupantes de ve�culos

01/07/2016 16:00:00

At� 2020, ve�culos dever�o sair de f�brica com o modelo tamb�m para o passageiro traseiro frontal

Cinto de trs pontos ser obrigatrio para todos os ocupantes de veculos
Por determina��o do Contran, ve�culos dever�o sair de f�brica com cinto de tr�s pontos para todos os ocupantes (Foto: Divulga��o)

O cinto de segurança de três pontos foi criado pela Volvo em 1959 com o objetivo de reduzir as lesões nos ocupantes do veículo em caso de colisão.

Após 57 anos de existência e disseminado em todas as montadoras, o cinto de três pontos é usado em larga escala na indústria automotiva por ser considerado o mais eficiente para a retenção dos ocupantes.

De acordo com o boletim técnico do Centro De Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil), no país a indústria automobilística ainda tem permissão de fabricar veículos com cinto de dois pontos para o passageiro traseiro central.

Porém, isso deve mudar a partir de 2020 devido a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina que todos os carros fabricados devem sair de fábrica com cinto de três pontos para todos os ocupantes.

A CESVI Brasil lista três dicas sobre a importância do cinto de segurança de três pontos:

Vantagens em relação ao cinto de dois pontos

Os benefícios são muitos, mas os principais fatores estão relacionados ao fato de que os cintos de segurança de três pontos retêm melhor os ocupantes em sua posição e propiciam uma distância maior dos ocupantes das partes rígidas do veículo, principalmente as regiões abdominais e da cabeça, que geralmente sofrem no momento do impacto.

Além disso, o cinto de três pontos permite o uso de tecnologias como o pré-tensionador, comum em veículos equipados com airbag e que tem a função de retrair o cadarço do cinto instantes após o impacto, melhorando o posicionamento do ocupante e aumentando a distância em relação ao painel.

Já para o cinto abdominal, ou cinto de dois pontos, a tecnologia de pré-tensionador não é funcional, além de que esse tipo de cinto ter características que não privilegiam a proteção da região torácica, cabeça e pescoço, permitindo um movimento bem maior do corpo e situações de impacto.

Posição do banco

Nunca deite o banco para dormir. Se o fizer, o cinto de segurança estará posicionado de forma incorreta, e pode acontecer um efeito-submarino em uma batida, aumentando a possibilidade de ferimentos sérios.

Use sempre o cinto de segurança

De acordo com o Artigo 65 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), TODOS devem utilizar o cinto de segurança; ou seja, os passageiros do banco traseiro também devem usar o cinto de segurança, sendo isso responsabilidade do motorista.