Estudantes criam jogo virtual para auxiliar na escolha da profiss�o

19/10/2018 06:00:00

Iniciativa surgiu por meio dos trabalhos do Programa Unisul Carreiras

Estudantes criam jogo virtual para auxiliar na escolha da profisso

Com o objetivo de auxiliar os adolescentes que estão para ingressar na graduação, os estudantes do curso de Psicologia da Unisul criaram um jogo que será apresentado durante a Vitrine das Profissões, que ocorre no dia 24.

A iniciativa surgiu por meio dos trabalhos do PUC (Programa Unisul Carreiras), que é supervisionado pelas professoras Sâmia Corrêa e Valdirene Bruning de Souza.

Durante os estágios do PUC, os estudantes debateram sobre formas de auxiliar os futuros alunos a escolherem uma profissão.

No início, a ideia era criar um labirinto físico, onde os estudantes pudessem optar pelos seus próprios caminhos.

Porém, a estudante da sétima fase de Psicologia, Beatriz Martins Silvério, teve a iniciativa de transformar a ideia em um game virtual:

“Foi uma forma que encontramos para ter uma aceitabilidade maior pelos estudantes, já que é pelo meio digital. Desta forma também poderemos disponibilizar o jogo online para que mais pessoas possam jogar”.

 

O jogo

O game possui duas versões: uma em forma de labirinto e outra em forma de estrada.

Ao longo do percurso, o estudante precisa responder uma série de questões, e dependendo das suas escolhas, vai seguindo por um caminho.

O objetivo, segundo Beatriz, é mostrar que as opções que os estudantes tomarem vão influenciar no futuro.

A professora e coordenadora do PUC, Sâmia Corrêa, conta que o jogo faz com que os estudantes tenham uma análise importante sobre alguns temas:

“O principal fator do jogo é fazer um autoconhecimento. Nesta fase, do final do ensino escolar, há uma pressão sobre o estudante para que ele escolha o que fazer. O jovem perde a identidade de aluno e tem que assumir uma identidade de profissional”.