Institui��es de SC aparecem no Ranking Universit�rio da Folha de SP

02/10/2018 13:00:00

Em destaque, UFSC ocupa a 6� posi��o na classifica��o nacional

Instituies de SC aparecem no Ranking Universitrio da Folha de SP
Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florian�polis.

Por Ana Paula Dahlke
Redação Noticenter

 

O jornal Folha de São Paulo divulgou nesta semana o Ranking Universitário, que classifica 196 instituições brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Em Santa Catarina, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aparece na 6ª posição, a mesma do ano passado no ranking nacional.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mostrou um progresso: no ano passado estava na 43º posição, já este ano aparece no 40º lugar.

Do 74º lugar no ano passado, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) passou para o 75º este ano.

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) registrou um agravo nos indicadores: no ano passado estava na 75ª posição, este ano aparece na 77ª.  

Uma melhora expressiva no ranking foi apresentada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), que passou da 116ª posição em 2017 para 83ª em 2018.

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) registou uma piora na classificação este ano: está na 87ª posição, enquanto ano passado ocupava a 76ª.

Na 94ª colocação aparece a Universidade da Região de Joinville (Univille), mantendo a mesma posição do ano anterior.

Outra melhora significativa do ranking foi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que passou da 131ª posição em 2017 para a 112ª em 2018.

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) registrou a 141ª colocação este ano, enquanto no ano passado ocupada a 143ª.

Registrando a 156ª posição em 2017, a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) registrou uma piora nos indicadores este ano e ficou com a 163ª posição.

A Universidade do Contestado (UNC) ocupa este ano a 171ª posição. No ano passado, registrou a 175ª.

O ranking completo pode ser conferido clicando aqui

 

SOBRE O RANKING

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012.

Há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha nas bases do Censo da Educação Superior Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.