O futuro da Contabilidade

21/09/2018 17:30:00

Por Marcos Cardoso Canto, presidente da Associa��o Empresarial de Palho�a

O futuro da Contabilidade

Por Marcos Cardoso Canto 
Contador e há 10 anos à frente do escritório Base Contabilidade. Presidente da Associação Empresarial de Palhoça

 

Na sociedade atual vivemos em função da tecnologia. As relações pessoais e profissionais mudam constantemente, assim como as formas de se comunicar e de exercer certas funções. Dessa forma, muitas profissões correm o risco de ficarem obsoletas, portanto encontram formas de acompanhar as mudanças, que acontecem em um ritmo nunca visto antes. Um exemplo que eu posso testemunhar é com a contabilidade. Como resultado do salto tecnológico, a profissão passa por uma fase de transição, a qual busco constantemente entender, acompanhar e, se possível, prever o que vem a seguir.

Comando meu escritório de contabilidade há exatos 10 anos. Por coincidência, no mesmo Dia do Contador, comemoro uma década de sobrevivência e sucesso. Essa conquista tem gosto especial, devido as diversas vezes que precisamos nos reinventar. É notável que para qualquer empresa é um desafio se manter por tanto tempo. Mas não existe segredo, é imprescindível estar atento e acompanhar as mudanças para não se tornar dispensável.

É certo que nada será como antes e essa nova era já teve início. Pela minha empresa acredito que as oportunidades são maiores que os desafios. Como a adaptação é fundamental, aderimos ao sistema de arquivamento por nuvem, de forma que todos os funcionários podem compartilhar informações em tempo real. O modelo de contabilidade tradicional está se reinventando. A atividade contábil tem ficado mais complexa e quanto mais integração e validação de dados, maior valor terá a profissão.

É fundamental extrair o que de melhor a tecnologia pode nos oferecer. Na era da informação, recebemos infinidades de dados o tempo todo; o trabalho do contador é usar disso para produzir conhecimento e auxiliar o empreendedor na tomada de decisões da empresa.

Em tempos de mudanças, ao invés de se tornar obsoleto, o contador pode somar o seu conhecimento com a acessibilidade proporcionada pela era digital e se tornar indispensável para a boa gestão de uma empresa. Pois muito além de calcular impostos, o contador atual passou a ser um conselheiro, que acompanha os clientes de perto. 

 

LEIA TAMBÉM: Contabilidade com foco no lucro das empresas