Software que ensina programa��o para crian�as participa de concurso latino-americano

14/09/2018 14:00:00

Furbot � um projeto de extens�o da Furb e concorre na categoria Raw Diamonds

Software que ensina programao para crianas participa de concurso latino-americano

O Furbot, projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau (Furb), foi aprovado para a próxima etapa do Edutech.

É um concurso latino-americano focado em tecnologias educacionais para aprendizagem que vai ocorrer entre 1 e 5 de outubro, em São Paulo.

Coordenado pelos professores Mauro Mattos e Luciana Araújo, do departamento de Sistemas da Computação da universidade, o Furbot concorre na categoria Raw Diamonds.

Esse tipo contempla softwares estão em fase de desenvolvimento, ou seja, que ainda não foram aplicados de forma contínua em ambientes educacionais e que não foram comercializados.

Os cinco melhores trabalhos de cada categoria passarão para a terceira etapa, e posteriormente o vencedor será anunciado.

Os professores destacam que a proposta do software é ensinar programação para crianças de 9 a 11 anos:

“Os primeiros conceitos computacionais são apresentados às crianças por meio de jogos de tabuleiros e cartas. Quando as crianças vão para os computadores elas encontram o personagem Furbot que é bastante lúdico e interage com o programador. Essas atividades estimulam o pensamento computacional das crianças que podem se interessar por programação, desenvolver habilidades de criação de algoritmos e até construir soluções de programação”.