Estudantes apresentam projetos de explora��o espacial em torneio regional de rob�tica

21/08/2018 13:00:00

Encontro ocorreu no Espa�o de Educa��o Maker, em Xanxer�

Estudantes apresentam projetos de explorao espacial em torneio regional de robtica

Crianças e adolescentes de turmas de Educação Maker do Sesi, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), de Xanxerê, São José do Cedro e Pinhalzinho e do Programa de Iniciação Tecnológica Empreendedora (PITE) de Chapecó e São Miguel do Oeste participaram, no fim de semana, da etapa regional do FIRST LEGO League (FLL), em Xanxerê.

Os estudantes, com idades entre 9 e 16 anos, concorreram a uma vaga na competição estadual, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em Rio do Sul.

No período da manhã, os times iniciaram com integração, sendo recepcionados pela equipe de apoio e pelo diretor regional Oeste do Sesi Claudemir Bonatto, que reforçou sobre a importância do evento:

“Além de robótica, a competição contribuiu para o desenvolvimento de múltiplas competências por meio da metodologia STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática”.

O time que teve melhor desempenho e equilíbrio em todas as avaliações e representará a região Oeste na etapa estadual é o Legacy, de São Miguel do Oeste.

A equipe de Chapecó, Star Trekkers, ficou em segundo lugar.

Em terceiro foi classificado o time de Pinhalzinho, Space Makers.

As primeiras avaliações foram referentes aos projetos de pesquisa, que tiveram como temática a exploração espacial.

Os competidores tinham como tarefa desenvolver soluções para problemas físicos e sociais dos astronautas.

Após apresentarem os projetos, os alunos expuseram os Core Values (valores do coração) que são os valores do torneio como Coopetition (Cooperar para Competir) e Gracious Professionalism (Profissionalismo Gracioso).

No período da tarde iniciaram as atividades do desafio do robô na mesa com tapete cheio de missões espaciais.

Para esse desafio era necessário criar robôs com kits de robótica LEGO, programando-os de modo que em dois minutos e 30 segundos ele resolvesse o máximo de missões para alcançar uma maior pontuação.

 

Além das etapas avaliativas, ocorreram desafios de dança, oficinas de tecnologia e robótica e atividades no Caminhão do SESI Ciências.