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5 dicas para sua empresa come�ar a fazer e-mail marketing

09/02/2018 21:00:00

Ferramentas serve para nutrir e ganhar novos leads

5 dicas para sua empresa comear a fazer e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para nutrir e ganhar novos leads.

Além disso, seu formato versátil permite um diálogo diversificado com o público, de acordo com o grau de relacionamento estabelecido com a sua empresa.

O e-mail marketing pode ser utilizado para tratar temas introdutórios ou mais densos e complexos, de acordo com os interesses de quem vai recebê-lo.

 

Por isso, confira 5 dicas do conteúdo em parceria com a Endeavor:

1. Não utilize listas compradas

Imagine que você esteja recebendo constantemente em sua caixa de entrada e-mails não solicitados sobre assuntos que não o interessam.

Com isso, a sua marca pode causar nas pessoas uma impressão ruim, caso o e-mail marketing seja feito de maneira amadora, sem critério e com procedimentos inadequados, como é o caso da compra de listas.

Mesmo essa prática ainda sendo muito comum e, infelizmente, recomendada por alguns profissionais da área, é importante entender que o disparo de e-mail para listas compradas é considerado spam.

Para que seu trabalho de marketing de conteúdo seja bem sucedido, e seu e-mail bem recebido, clicado e lido, é importante que ele seja enviado para quem se interessa pelo tema e, mais ainda, para quem concordou em receber informações da sua empresa.

Por isso, crie listas próprias.

 

2.  Defina seu objetivo

Mais importante do que se comunicar com o público é saber exatamente sobre o que ele quer conversar.

Por isso, crie estratégias e planejamentos para enviar os e-mails segmentados de acordo com o interesse de cada grupo de contatos.

Estabeleça um único objetivo por e-mail. Somente você poderá determinar esse objetivo, portanto, pense: é vender, informar, educar, baixar seus materiais, gerar indicações? 

 

3. Defina o layout mais adequado aos objetivos do seu e-mail

O layout é parte importante do processo de envio do e-mail marketing.

Dependendo da sua estratégia, ele pode ser composto por imagens e textos, desde que de maneira equilibrada, ou inteiramente por texto.

A qualidade estética e do conteúdo também contam muito, então nada de enviar imagens com baixa resolução ou erros de digitação e/ou ortografia. 

Boas práticas: 

  • Call-to-Action e título nos primeiros 300px de altura do e-mail

  • Proporção de 40% de imagens e 60% texto

  • Peso máximo de 100kbs por imagem e de até 470kbs na soma de todas

  • Tenha somente um objetivo por campanha e insira no máximo 3 Calls-to-Action diferentes em seu e-mail

  • Insira a opção de descadastro

 

4. Segmente e automatize sua estratégia

Segmente a sua audiência e crie campanhas automatizadas para que os e-mails sejam seja disparados momento mais adequado.

Alguns exemplos de segmentações que você pode usar em sua estratégia de e-mail marketing:

  • Por personas

  • Por cargos (tomadores de decisão, materiais mais estratégicos) ou técnicos (materiais mais práticos, que facilitam o dia a dia)

  • Área de atuação da empresa do Lead (tecnologia, e-commerce, educação, saúde, etc.)

  • Pessoas que já demonstraram interesse em outro conteúdo sobre mesmo assunto ou assunto semelhante/complementar

  • Pessoas que já demonstraram interesse em determinado produto, mas não compraram

  • Clientes, não clientes, pessoas que negociaram mas não fecharam, etc

  • Estágio de Compra

  • Perfil e pontuação no Lead Scoring

 

5. Analise os resultados

A possibilidade de analisar as métricas apresentadas no e-mail marketing é um ganho valioso que coloca essa ferramenta como uma das mais vantajosas entre as tradicionais. 

Essa análise permite não só a obtenção de feedbacks, mas orienta sobre os próximos passos que devem ser tomados para atingir o objetivo proposto.

Para entender melhor, segue algumas taxas de e-mail marketing para você entender se sua campanha está performando bem:

Taxa de abertura:

Mínimo: 15%

Razoável: 15-20%

Boa: +20%

Taxa de cliques:

Mínimo: 1% a 2%

Razoável: 2% a 3%

Boa: +3%

Taxa de conversão:

Mínimo: 0,7%

Razoável: 0,7% a 1,3%

Boa: +1,3%

Descadastros:

Mínimo: 2%

Razoável: 1% a 2%

Boa: -1%

Entregabilidade: +90%