Neg�cios

Aplicativo para divulgar cursos gratuitos � desenvolvido por jovens de Florian�polis

23/11/2017 07:00:00

Ideia foi desenvolvida dentro do projeto M�o na Massa, da Cheesecake Labs

Aplicativo para divulgar cursos gratuitos  desenvolvido por jovens de Florianpolis

O “OndeTem” é um aplicativo que disponibiliza o acesso e a divulgação de  cursos gratuitos oferecidos em Florianópolis.

A ideia é desenvolvida dentro do projeto Mão na Massa - Design e Desenvolvimento de Aplicativos, promovido pela Cheesecake Labs, em parceria com o Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDISC), e o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA).

O Mão na Massa ensina programação gratuitamente para jovens e já está na segunda edição, com turmas inicial e avançada.

A idealização do aplicativo “OndeTem” partiu dos próprios alunos, a partir do desejo de divulgar melhor as iniciativas gratuitas de educação oferecidas na cidade. A plataforma começou a ser desenvolvida no semestre passado, na primeira turma do projeto e já está disponível para download em dispositivos Android na Play Store.

“Os alunos que seguiram para a turma avançada estão dando continuidade ao desenvolvimento do aplicativo. Atualmente estamos aperfeiçoando as telas de perfil, detalhes dos cursos, e os filtros para o usuário buscar conforme seu interesse”, explica Cássio Goulart, representante da Cheesecake Labs.

A empresa de aplicativos idealizou a iniciativa e disponibiliza sua equipe para ministrar as aulas, que acontecem no Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA).

O projeto ocorre desde abril e 25 alunos estão sendo capacitados para o mercado.

“Esperamos que através da experiência fornecida pelo Mão na Massa outros jovens passem a acreditar no seu potencial e se motivem a continuar aprendendo cada vez mais para se desenvolver profissionalmente e garantir espaço no mercado de trabalho”, diz Goulart.

Outros quatro aplicativos estão sendo desenvolvidos pela turma inicial de programação: o “My Service”, que auxilia as pessoas a procurarem ou oferecer um serviço; o “What is in it?”, que mostra como a comida é feita e  ajuda aqueles que têm alguma restrição alimentar; "Sair Agora", que indica a programação das festas na cidade; e o "Olhar Horizontal", um app onde voluntários e ONGs podem se cadastrar.

Atualmente o projeto conta com nove alunos na turma avançada e 15, na inicial.

As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 12h. O projeto é a continuação de outra iniciativa do CDISC, o Aprendendo a Programar.

O principal objetivo do Comitê é capacitar o jovem para o mercado de tecnologias da informação que já emprega mais de 17 mil pessoas em Florianópolis.

 

OUTROS PROJETOS

O projeto Aprendendo a Programar ensina gratuitamente introdução à linguagem da programação para jovens entre 14 e 20 anos. As aulas acontecem em Florianópolis e os participantes desenvolvem jogos digitais. Ao participar do projetos alunos adquirem mais conhecimentos sobre a área e se qualificam para um mercado de trabalho em expansão. O curso ocorre de segunda a sexta feira, das 13h às 17h, na escola Rosa Torres de Miranda, no Jardim Atlântico.

O projeto está com inscrições abertas, para participar basta acessar AQUI.