Neg�cios

Metodologia que auxilia crian�as na cria��o de jogos digitais � premiada

08/11/2017 21:30:00

Tese de doutorado venceu concurso do Congresso Brasileiro de Inform�tica na Educa��o

Metodologia que auxilia crianas na criao de jogos digitais  premiada

A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que apresentou um framework que proporciona a possibilidade de crianças criarem seus próprios games foi escolhida como melhor tese no Prêmio Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação.

A premiação integrou o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado de 30 de outubro a 1º de novembro, em Recife (PE).

"Eu fiz meu game: um framework para desenvolvimento de jogos por crianças", de autoria de Adriana Gomes Alves, professora dos cursos de Ciência da Computação e Design de Jogos Digitais, em sua tese de Doutorado em Educação, foi orientada pela professora Regina Célia Linhares Hostins e coorientada pelo professor André Luis Alice Raabe.

O trabalho definiu um framework metodológico para a criação de jogos digitais com e por crianças, como estratégia pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de crianças e para a promoção de inclusão de crianças com deficiência na escola regular.

O CBIE é o maior evento científico da área de tecnologia na educação, e busca promover o diálogo, a troca de experiências e as pesquisas científicas da área.

Neste ano, o congresso contou com mais de 700 inscritos e mais de mil submissões de trabalhos, distribuídos entre os diversos sub-eventos e trilhas. 

Como aconteceu a avaliação:

  • A avaliação do concurso deu-se em duas etapas, sendo a primeira a avaliação de artigo e da tese completa.

  • Desta primeira etapa foram selecionadas seis teses com temas referentes à informática na educação.

  • A segunda etapa consistiu de apresentação oral dos concorrentes selecionados em sessão específica do concurso durante o CBIE.

  • Os candidatos foram questionados e avaliados por uma banca composta de três professores doutores especialistas da área.

  • Deste processo, foram selecionadas as três melhores teses, com premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugares, e os demais receberam menção honrosa.

A tese de Adriana Gomes Alves está disponível na íntegra aqui