Neg�cios

Programa CPFL Inova busca startups com solu��es em energia

09/11/2017 07:00:00

Objetivo � acompanhar as tend�ncias e as mudan�as da ind�stria de energia

Programa CPFL Inova busca startups com soluções em energia

A CPFL Energia, grupo privado do setor elétrico, lançou o programa CPFL Inova, uma iniciativa que pretende alavancar o crescimento de até 12 startups e scale-ups, que tenham colocado no mercado soluções com potencial de impulsionarem o setor elétrico.

Desenvolvido em parceria com a Endeavor, organização não-governamental de fomento ao empreendedorismo, o objetivo é acompanhar as tendências e as mudanças da indústria de energia.

O projeto terá duração de sete meses.

Ao longo deste período, os empreendedores selecionados passarão por um processo de mentoria conduzido pelos executivos do Grupo CPFL e mentores da rede Endeavor.

O diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti, comenta que o projeto está em busca de empresas que se destacam pelo crescimento com desafios mais relacionados ao crescimento sustentável, caracterizando uma scale-up, que é diferente de start-up.

“O alvo do CPFL Inova é atrair empreendedores ambiciosos com alto potencial de impacto, liderando os seus negócios com ética, gestão e profissionalismo”, afirma.

As inscrições podem ser feitas clicando neste link

Confira as áreas que poderão participar do projeto:

  • Eficiência operacional

  • Eficiência energética

  • Geração distribuída

  • Armazenamento de energia

  • Internet das Coisas

  • Big Data

  • Análise de dados

  • Cidades inteligentes

  • Relacionamento com clientes

Os empreendedores selecionados terão acesso a um fundo de R$10 milhões para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, nos moldes do Programa de Pesquisa e desenvolvimento da ANEEL, cujos recursos serão investidos em capacitação técnica e especialização e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Outro benefício da iniciativa é a possibilidade de firmar parcerias comerciais com as empresas do grupo, inclusive durante o período de realização do programa.

 

Cronograma

  • As inscrições vão até 19 de janeiro de 2018 através do site

  • No dia 1 de fevereiro uma banca composta por executivos da CPFL Energia e mentores da rede Endeavor selecionarão as 12 empresas.

  • Dia 2 de fevereiro serão divulgado os escolhidos.

  • Entre os dias 20 de fevereiro e 20 de julho, as empresas selecionadas passarão pelo diagnóstico dos principais desafios de crescimento dos negócios, além de mentorias individuais, mentorias coletivas e interações com mentores da rede Endeavor e com os executivos da CPFL Energia.

  • O programa será encerrado no dia primeiro de agosto.

 

SOBRE A CPFL ENERGIA

A CPFL Energia, está há 104 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong. A CPFL Energia faz a distribuição em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

 

SOBRE A ENDEAVOR

A Endeavor é uma organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo. Está no Brasil desde 2000, promovendo estudos para direcionar as políticas públicas com vistas a aperfeiçoar o ambiente de negócios no Brasil. Só em 2016, apoiou diretamente empreendedores que juntos geraram quase R$4 bilhões em receita.