Univille vai modernizar complexo de atletismo

01/09/2017 07:00:00

Projeto de R$ 5,6 milh�es ter� conselho com participa��o da sociedade

Univille vai modernizar complexo de atletismo

A Univille apresentou ao prefeito Udo Döhler o projeto de modernização do Complexo de Atletismo Lauro Holzapfel, instalado no campus do Bom Retiro, largamente utilizado por atletas e paratletas da modalidade ao longo dos últimos 30 anos.

A revitalização do espaço, com pista sintética e adequação ao esporte de rendimento, poderá atrair para a cidade competições nacionais e sul-americanas. 

“A ideia é participar do calendário de eventos de atletismo do País”, enfatiza o pró-Reitor de Infraestrutura, Claiton do Amaral.

O custo estimado é de R$ 5,6 milhões.

Além da pista sintética, com sistema de drenagem pluvial, o projeto prevê renovação da estrutura de apoio, que vai ganhar novos espaços.

A estrutura de apoio compreende sala de arbitragem, sala multiuso, sala de administração, copa, vestiários (um deles exclusivo para atletas com necessidades especiais), arquibancada, cabine de transmissão de competições, sala de autoridades para assistir às competições, depósito para equipamentos, estacionamento, galeria destinada exclusivamente a equipamento da modalidade, banheiros, academia e elevador.

Depois de pronta, a pista passará para uma nova categoria - a Classe II - com certificação da International Association of Athletics Federations (IAAF), e poderá sediar até campeonatos de nível sul-americano.

O complexo terá um conselho consultivo com participação da sociedade.

Um dos objetivos da iniciativa é garantir a sustentabilidade financeira do espaço, que requer manutenção constante.

Para elaborar o projeto, a equipe da Univille ouviu atletas, paratletas e representantes de entidades esportivas locais para identificar necessidades e demandas, além de professores do curso de Educação Física. A pista, oficial de 400 metros, é sede de treinamentos de atletas e paratletas de várias instituições da cidade – ADEJ, Corville, Fesportes, Cepinho, Federação Catarinense de Atletismo, 62º Batalhão de Infantaria e Polícia Militar.