Apex e Univali lan�am Programa de Qualifica��o para Exporta��o

17/08/2017 13:20:00

Universidade conduzir� o trabalho por meio do Escrit�rio de Rela��es Internacionais

Apex e Univali lançam Programa de Qualificação para Exportação

Universidade do Vale do Itajaí (Univali) firmou convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para implantar um núcleo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) na mesorregião do Vale do Itajaí.

O programa é dirigido a empresas que queiram incrementar a competitividade e a qualificação para exportar. 

A iniciativa será lançada oficialmente no dia 24 de agosto (quinta-feira), na Univali, Campus Itajaí.

Os trabalhos iniciam às 17h30, com a realização da primeira reunião do Comitê Consultivo do Programa, na sala 113 do bloco B6. 

Às 19h, ocorrerá a cerimônia de lançamento do PEIEX, que reunirá autoridades, empresas e contemplará palestras ministradas por Adriana Rodrigues, coordenadora de Competitividade da Apex- Brasil, e pela professora Dinorá Eliete Floriani, coordenadora do Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística da Univali.

O PEIEX prepara as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura. 

A Univali, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), vinculado ao Curso de Relações Internacionais, conduzirá as atividades na região e tem a meta de atender 146 empresas num período de 24 meses, utilizando a metodologia de trabalho do programa.

A iniciativa é destinada a todas as empresas que tenham interesse em exportar o seu produto. O método prevê implantação de melhorias e inovações técnico-gerenciais e tecnológicas, ampliação de acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições públicas e do setor privado, interação e cooperação entre as empresas da região.

De acordo com a professora Giselda da Silveira Cherem, responsável pelo ERI e coordenadora do projeto, até o momento 20 empresas estão participando da iniciativa e 30 entidades dos setores público e privado foram visitadas para apresentação e convite de adesão ao Comitê Consultivo do Programa:

"O Comitê Consultivo é formado por potenciais colaboradores no intuito de apoiar o programa e fomentar a cultura exportadora da região", explica a professora, que neste momento também atua como articuladora do Comitê.

As empresas que tiverem interesse em participar da qualificação podem entrar em contato com o ERI, no telefone (47) 3261-1295.