Gest�o do Conhecimento: por que � importante para sua empresa?

14/06/2017 17:00:00

Para uma boa gest�o � necess�rio criar ou fornecer as ferramentas certas

Gesto do Conhecimento: por que  importante para sua empresa?

O conceito de Gestão do Conhecimento surgiu nos anos 1990 e se refere à organização das informações de uma empresa de forma integral e estratégica. Trata-se da ideia utilizar de forma bem pensada o conhecimento que está disponível entre os profissionais da equipe e os dados que a empresa aprendeu ao longo de anos de atuação.

Gestão do conhecimento é recurso estratégico

Gerir a informação nada mais significa do que criar valor e atender aos requisitos táticos e estratégicos, garantindo crescimento e fortalecimento. Ou seja, se a sua empresa desperdiça conhecimento, não está apenas virando as costas para um importante ativo da companhia, mas colocando em risco a estabilidade do negócio.

Para uma boa gestão, é necessário criar ou fornecer as ferramentas certas, pessoas, conhecimento e estruturas (equipes), visando melhorar a aprendizagem. É fundamental também armazenar essa informação e torná-la facilmente disponível para as pessoas certas no momento certo.

Benefícios de uma estratégia de gestão do conhecimento

Uma pesquisa conduzida pela consultoria global Deloitte constatou que 80% dos empresários acreditam que a gerir a informação da maneira correta traz vantagem competitiva e adiciona valor ao negócio.

Entre os benefícios apontados pela Deloitte nesta questão estão:

Proteger o capital intelectual corporativo;
Ajudar as empresas a concentrar-se em seus ativos mais importantes: o seu capital humano;
Reorientar a cultura, optando por uma estratégia de partilha de conhecimentos ideal;
Unir os colaboradores e parceiros de negócios da criação de métodos de colaboração.

O papel da tecnologia

Uma das principais funções da tecnologia da informação nesta área é acelerar a velocidade de criação e transferência de conhecimento. As ferramentas de gestão do conhecimento ajudam nos processos de coleta e organização do saber de grupos de indivíduos, a fim de tornar essas informações disponíveis em uma base compartilhada.

Tipos de tecnologia utilizadas

Soluções tecnológicas abrangem desde sistemas de intranet até ferramentas de Business Intelligence (BI), passando por softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, workflow, sistemas baseados em inteligência artificial, sistemas de mapa de conhecimento, apoio à inovação, entre muitos outros.