SBA

Empresas apostam em games para treinamento dos colaboradores

04/04/2017 10:42:00

Os jogos empresariais podem ser aplicados em v�rios segmentos para os diversos n�veis de colaboradores

Empresas apostam em games para treinamento dos colaboradores
As equipes devem discutir e definir a estrat�gia da empresa perante o mercado e, dentro do prazo estipulado, entregar as decis�es.(Foto:Divulga��o)

Os games têm sido cada vez mais aplicados como modalidade de treinamento empresarial. Dinâmicos, eles trazem vantagens em relação aos modelos tradicionais, entre elas o engajamento dos participantes, a facilidade de aprendizagem e a percepção de aplicabilidade. Voltados a atender às diversas demandas do mercado e segmentos, assim como os diferentes níveis e cargos profissionais, do estagiário ao presidente da companhia, os jogos empresariais são progressivamente mais procurados por fazerem uma simulação da realidade e terem eficácia.

O Business Game, ou Jogo dos Negócios, é um exemplo. Com foco em pensamento e planejamento estratégico, ele auxilia no desenvolvimento de habilidades nos participantes como trabalho em equipetomada de decisõesleitura de relatórios financeiros, entre outras. Desenvolvido pelo professor e consultor Roberto Machado em 1988, quando lecionava Administração Financeira na Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), o Business Game passa por constantes atualizações para atender às empresas.

Atualmente o Jogo dos Negócios simula uma competição entre cinco empresas que disputam em um mesmo mercado consumidor. Para vencer o game os empresários devem obter os melhores índices em Market Share (fatia do mercado), lucro operacional, liquidez corrente e lucratividade sobre o capital. Cada empresa é representada por uma equipe, onde o número de integrantes varia de acordo com a quantidade de participantes.

Roberto Machado, que hoje é consultor em Gestão Estratégica e Financeira da SBA Consultores Associados e aplica o Business Game, explica que o jogo se desenvolve em três fases e em cada uma delas os participantes recebem um cenário econômico, financeiro e informações sobre o mercado. Para desconectar do mundo real e entrar neste virtual, não existe um produto específico e a moeda corrente do jogo é a Unidade Monetária (UM).

Com funciona

O jogo, realizado durante um dia inteiro, ocorre em uma sala onde as empresas, previamente identificadas, são contempladas com os participantes, que recebem as instruções de como participar, o Manual do Jogador e acesso ao cenário da fase. As equipes devem discutir e definir a estratégia da empresa perante o mercado e, dentro do prazo estipulado, entregar as decisões em uma planilha.

Na segunda fase as equipes têm acesso a outro tipo de informação, algumas inclusive da concorrência são disponibilizadas, assim como o desempenho de cada empresa. “É muito interessante esse ponto, pois na primeira fase nenhuma empresa sabe o que a concorrente está planejando, já na segunda e terceira fases todas têm acesso a informações que induzem as empresas a entender a estratégia dos demais participantes”, conta o consultor Roberto Machado.

Durante a dinâmica, as empresas precisam levar em conta o volume do mercado consumidor para estruturar sua empresa com compra de equipamentos e matéria prima, contratação de pessoas, definição de salários, investimentos em pesquisa, desenvolvimento e marketing, além de observar as despesas fixas, depreciação para formação de preço de venda, impostos, entre outros tópicos.

Com base nas decisões de cada empresa, que serão alimentadas em um sistema, a cada etapa serão gerados relatórios como balanço patrimonial, DRE, fluxo de caixa, análise financeira e de mercado, mercado trabalhista, estoques, assim como a posição de cada uma no ranking. Ao término da terceira fase há o resultado da equipe vencedora de acordo com os critérios pré-estabelecidos.

“Tenho aplicado o Business Games há alguns anos e o resultado é a aprovação por todos os participantes. Eles relatam que passam a ter outra percepção para os negócios e conseguem perceber oportunidades de mudanças e melhorias”, conta Roberto Machado. Além disso, ele explica que por se tratar de um game as pessoas conseguem gravar o que foi apreendido, pois contempla teoria e prática. Outra vantagem é o networking e a troca de experiências, já que as empresas são compostas, muitas vezes, de pessoas que nem se conheciam.

SBA Consultores Associados

Localizada em Blumenau, a SBA Consultores Associados possui 24 anos de experiência, atendendo empresas de diversos portes e segmentos em todo o Brasil, especialmente em Santa Catarina. A equipe é composta por mais de 20 profissionais, que oferecem consultoria de Gestão Humana, Estratégica, Comercial, Financeira e de Processos, além de pesquisa salarial.

Na área da Educação Corporativa, a SBA Consultores Associados desenvolve cursos que são realizados por profissionais de mercado, que atuam em grandes instituições como FIA, ESPM E INSPER. Além disso, a SBA oferece programas de Pós-MBA E MBAs realizados em parceria com a FIA, de São Paulo.