SBA

Intelig�ncia de Mercado � alternativa para empresas que buscam resultados r�pidos

21/03/2017 11:50:00

Curso ensinar� como transformar informa��es e an�lises em orienta��es que contribuam com decis�es empresariais

Inteligncia de Mercado  alternativa para empresas que buscam resultados rpidos
Implementar Intelig�ncia de Mercado em uma organiza��o � buscar valor, avan�ando no fluxo, an�lise, recomenda��o e decis�o. (Foto: Divulga��o)

Cada vez mais os executivos das empresas estão sendo confrontados com uma quantidade infinita de dados e informações, entretanto grande parte disso tudo não possui ou não é transformado em um valor. Ao encontro dessa realidade é que se faz necessária a Inteligência de Mercado, uma sistemática proativa que visa dar sustentação às decisões de uma organização, levando em conta o dinamismo do ambiente de negócios no Brasil e globalmente. O processo envolve coleta de dados e informações, análise, recomendação e decisão.

De acordo com a consultora convidada da SBA Consultores Associados e executiva Sênior de Planejamento Estratégico e Financeiro, Renata França Muniz, todos os passos devem ser executados de forma consistente, estruturada e ética. “Implementar Inteligência de Mercado em uma organização é buscar valor, avançando no fluxo, análise, recomendação e decisão. Este processo é a chave para estruturação de uma consistente leitura do ambiente de negócios”, explica Renata.

A consultora destaca que uma empresa que não prioriza suas informações e análises, corre o risco de perder foco e tomar decisões frágeis, por isso, a Inteligência de Mercado deve ser aplicada em todos os tipos de negócios. “No dia a dia, a Inteligência de Mercado pode ser aplicada também aos temas táticos/operacionais que necessitam uma visão de fora para dentro”, afirma.

Processo de Maturidade

O processo de aplicação e execução de Inteligência de Mercado traz maturidade e valor para as análises e decisões empresariais, já que muitas vezes elas são feitas de maneira informal.

O processo, segundo Renata, é liderado por uma área ou departamento, mas atinge a maturidade quando é incorporada nos demais processos e é assimilada por todos na empresa.

“O ciclo completo de maturidade em Inteligência de Mercado pode representar até dois anos, mas nos primeiros meses já se observa ganhos significativos. É fundamental trazer estes quick wins, ou seja, práticas que sejam executadas em menor tempo e com rápido retorno”, afirma Renata.

Curso Inteligência de Mercado

Nos dias 24 e 25 de março será realizado em Blumenau o curso Inteligência de Mercado, que leva em conta o dinamismo do ambiente competitivo, que tem exigido cada vez mais agilidade e assertividade na tomada de decisão por parte de diretores e executivos. As aulas serão no hotel Sesc, na rua Engenheiro Udo Deeke, 1330, bairro Salto Norte, com Renata França Muniz que é executiva sênior de planejamento estratégico e financeiro e possui mais de 20 anos de experiência profissional. Na sexta-feira será das 13h às 22h, e no sábado das 8h às 17h. Para mais informações, clique AQUI.

Renata França Muniz

Com mais de 20 anos de experiência profissional, Renata França Muniz atua em liderança de pensamento, estratégia e planejamento econômico-financeiro, com abordagem sistêmica, consistente leitura do ambiente de negócios e criação de decisões eficazes. Histórico comprovado de implantação de estratégias, em diversos segmentos de negócio, sustentado por liderança, influência, construção de time e engajamento multifuncional.

Possui experiência consolidada no âmbito nacional e global em Estratégia, formulação e execução, contemplando elaboração de cenários futuros, construção de hipóteses estratégicas, posicionamento, metas, projetos e investimentos (OPEX e CAPEX), gestão da estratégia e liderança de projetos ao longo dos últimos 20 anos;

Tem domínio dos processos de inteligência de mercado com foco em análise de riscos estratégicos, monitoramento do ambiente externo, concorrentes e contexto político-econômico, estruturação de dashboard estratégico, acompanhamento de eventos críticos e respectivas probabilidades de ocorrência;

É administradora de empresas pela Universidade de São Paulo, com MBA FIA/USP em Recursos Humanos e MBA Executivo pelo Insper. 

Os interessados podem obter mais informações e fazer a matrícula pelo fone (47) 3322-0413, pelo e-mail contato@sbaassociados.com.br ou ainda em www.sbaconsultoresassociados.com.br.