Artigo

Como fa�o para me tornar Gerente de Projetos?

21/02/2017 22:11:00

Brasil j� � o quinto entre os pa�ses que mais v�o oferecer oportunidades para profissionais da �rea

Como fao para me tornar Gerente de Projetos?
Descubra o que um Gerentes de Projetos faz e como se tornar um desses profissionais (Foto: Divulga��o)

Você sabia que um gerente de Projetos pode ganhar de R$ 12 mil a R$ 30 mil por mês no Brasil? Os valores foram apontados através de uma pesquisa realizada pela agência de recrutamento e seleção Michael Page, no ano de 2016.

Hoje, o Brasil já alcança o 5° lugar no pódio de países que mais vão oferecer oportunidades para gestores de Projetos nos próximos anos. A expectativa é de que deverão ser criados mais de 1,3 milhão de postos de trabalho para Gerentes de Projetos até 2020.

Mas, o que faz um Gerente de Projetos?

Um Gerente de Projetos é o profissional responsável por desenhar um projeto e trabalhar para que ele saia do papel. Ele irá planejar, executar e acompanhar todos os passos do projeto, e para isso precisa saber administrar custos, tempo, riscos e pessoas.  

AQUI você encontra mais informações sobre a carreira de GP.

Como se tornar um Gerente de Projetos

Adquirir conhecimento é o primeiro passo para quem deseja se tornar um Gerente de Projetos, afinal, existem conceitos básicos que são fundamentais para exercer a função. Por isso, por mais que você já tenha trabalhado em alguns projetos, a primeira dica para se tornar um gestor é estudar e conhecer o que a teoria ensina sobre o assunto.

Há vários cursos disponíveis no mercado que oferecem ao aluno conhecimentos sobre todos os passos essenciais para planejar e executar um projeto com eficiência.

Conheça AQUI os cursos oferecidos pela Clarify Blumenau.

Da teoria à prática

Após adquirir conhecimentos, você vai precisar exercitar na prática. Mas eu não atuo com projetos, como vou praticar? A resposta é simples: transforme tudo em sua vida em um projeto. Por exemplo, se você pretende viajar de férias ou mudar de casa, essas ações são grandes projetos e você pode aplicar a elas as teorias aprendidas na capacitação.

Comece a planejar sua viagem de férias, faça um escopo das ações que devem ser realizadas antes, durante e após a viagem, e assim ela se tornará seu primeiro projeto colocado em prática.

Se você já faz parte de alguma equipe de projetos, a dica é ficar atento às ações da sua empresa. Seja proativo. Se observar uma oportunidade de ajudar com dicas e opiniões em um projeto, faça-o, sempre com respeito à equipe que está envolvida. Mostre que você está por dentro do assunto, e sabe conduzir um projeto com eficiência.

Certificação

A maioria das empresas exige uma certificação específica de seus Gerentes de Projetos, além do conhecimento teórico e prático. A certificação mais reconhecida pela indústria é a Certificação PMP, concedida pelo Project Management Institute (PMI). Esta certificação atesta que o profissional tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos em geral.

Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional e passar no Exame de Certificação PMP.