Evento

Projeto da Univali premia estudantes do ensino municipal de Itaja�

29/11/2016 18:45:00

208 alunos participam da iniciativa e desenvolveram uma solu��o tecnol�gica para melhorar a sua comunidade

Projeto da Univali premia estudantes do ensino municipal de Itaja
Iniciativa da Univali teve ades�o de 68% da rede de ensino municipal de Itaja� (Foto: Divulga��o Univali)

No próximo dia de 30 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação, em Itajaí, promove uma feira de ciências com projetos desenvolvidos por alunos de escolas públicas de rede municipal integrantes do projeto Tem Ideia na Rede.

O projeto é desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Na ocasião ocorre ainda, a premiação dos dois melhores trabalhos.

A iniciativa, que teve adesão de 68% das escolas da rede municipal de Itajaí, que possuem laboratório de informática, contou com a participação de 208 estudantes.

Eles foram divididos em equipes de até cinco alunos para propor soluções tecnológicas para necessidades observadas em suas comunidades, como estimulo a reflexões sobre problemas ambientes, culturais e aplicações de auxílio a atividades escolares.

Para isso, eles deveriam utilizar o Scratch, uma ferramenta de programação desenvolvida para ajudar crianças acima de oito anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais.

Como premiação, cada estudante da equipe vencedora receberá um tablet e a oportunidade de participar de uma oficina envolvendo atividades práticas relacionadas com tecnologia.

O projeto é organizado pelos professores André Santana, André Raabe e Elieser Jesus, do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite), da Univali, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí.

Conta também com a parceria do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Nutic) da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), MIT - Media Lab e Fundação Lemann, por meio do Programa Ê.