Ensino superior

Unisul lan�a programa de Mestrado para Ci�ncias Ambientais

27/10/2016 22:30:00

Projeto ter� duas linhas de pesquisa: Tecnologia e Ambiente e Tecnologia e Sociedade

Unisul lana programa de Mestrado para Cincias Ambientais
Programa aceita graduados de qualquer forma��o, como Direito, Engenharia e Biologia, e outras �reas de tenham foco ambiental (Foto: Divulga��o)

O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unisul lança sua primeira turma no primeiro semestre de 2017, no campus Grande Florianópolis. Duas linhas de pesquisa complementares estruturam a nova oferta de Mestrado da Unisul: Tecnologia e Ambiente ou Tecnologia e Sociedade.

Com caráter interdisciplinar, o Programa está dentro de uma grande área das Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na Unisul, a oferta foi elaborada por professores dos campi Grande Florianópolis, Tubarão e UnisulVirtual.

“Nossa equipe é multidisciplinar, constituída por profissionais de diversas áreas como oceanógrafo, químico, historiador, engenheiro, biólogo, administrador, matemático, entre outros. O Programa foi pensado e estruturado ao longo dos três últimos anos. Na semana passada recebemos a homologação pela CAPES”, afirma o coordenador do Programa, professor Sergio Antonio Netto.

Dentro do programa estão disponíveis duas linhas principais de pesquisa. Uma primeira denominada Tecnologia e Ambiente, voltada ao estudo de processos naturais. Essa linha está associada as alterações provocadas pelo homem no meio e como ele responde as mudanças ambientais.

A segunda linha, chamada de Tecnologia e Sociedade, está relacionada ao desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento de tecnologias usuais já correntes, buscando processos produtivos mais limpos e a minimização dos problemas decorrentes da relação sociedade e natureza.

O foco das pesquisas do Programa será na aplicação. O coordenador do Mestrado diz que claramente existe uma grande interface aplicada.

 “O Programa irá buscar parcerias com empresas, com o setor produtivo, para que auxiliemos na resolução dos problemas ambientais. É assim que o Programa de Mestrado em Ciências Ambientais vai procurar trabalhar”, projeta.

O curso aceita graduados que qualquer formação, como Direito, Engenharia, Oceanografia, Biologia, áreas que tenham o foco ambiental.  

Mais informações estarão disponíveis nas próximas semanas no Portal da Unisul.