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Especialistas apresentam tr�s passos para melhorar a persuas�o

24/09/2016 11:00:00

Processo da Dale Carnegie Training auxilia na conquista de melhores resultados na carreira

Especialistas apresentam trs passos para melhorar a persuaso
Melhorar a capacidade de persuadir � essencial para o crescimento na vida profissional (Foto: Divulga��o)

Comunicação eficaz para persuadir é um dos tipos mais comuns de comunicação empresarial.

Especialistas da Dale Carnegie afirmam que melhorar a capacidade de persuasão é essencial para o crescimento da carreira.

Para isso, a instituição recomenda três simples passos que podem melhorar a capacidade de convencer. Confira:

Incidente: Reviva uma experiência pessoal marcante, relevante ao ponto. Aristóteles disse: "O personagem do orador é um dos seus agentes mais eficazes de persuasão." Temos que ter credibilidade no nosso exemplo e evidências. Temos que ter conquistado o direito de compartilhar nosso exemplo ou dar instruções. Um exemplo pessoal é uma maneira infalível para atrair a atenção favorável: envolve as pessoas, abre o canal para a persuasão, e fornece evidências a respeito de porquê vale a pena considerar nossa ideia. Na comunicação persuasiva, passamos a maior parte do nosso tempo, falando da situação e das evidências antes de pedir que o ouvinte faça algo.

Ação: Peça que o ouvinte tome uma única e específica ação. Muitas vezes presume-se que os ouvintes saberão o que fazer, uma vez que a eles são apresentados com evidência, aquilo que precisa ser mudado em seu modo de pensar ou a direção a seguir. A comunicação persuasiva é em vão caso não for explicado claramente o que deseja que eles façam. Outras vezes a ação é claramente transmitida, porém muita informação repassada, deixando-os confusos em relação a qual medida deverá ser priorizada. Uma persuasão eficiente implica uma transmissão simplificada da mensagem e a recomendação de uma ação clara a ser tomada.

Benefício: Enfatize claramente como o ouvinte irá se beneficiar com a ação recomendada.  Mais uma vez, a comunicação deve ser clara, específica e direta. Deverá ser também baseada na realidade. Se o benefício fornecido parecer ser ‘bom demais pra ser verdade’, o ouvinte poderá duvidar. Se o que você estiver recomendando beneficiá-lo mais que os ouvintes, a sugestão parecerá manipulativa e gananciosa. Pois isso, considere o ponto de vista do ouvinte para ter certeza que a recomendação seja verdadeiramente do melhor interesse dele. Este tipo de abordagem será respeitada e permitirá que o ouvinte esteja mais aberto ao que você sugerir.

Comunicar com o intuito de persuadir é uma aptidão fundamental para se sobressair nas interações diárias no trabalho.

O processo em três etapas da Dale Carnegie Training, Incidente, Ação e Benefício, fornece a oportunidade de obter aqueles resultados desejados vindo dos outros.