SC e Eslov�nia buscam amplia��o do com�rcio

12/09/2018 11:00:00

Embaixador do pa�s europeu conheceu perfil da ind�stria do estado

SC e Eslovnia buscam ampliao do comrcio

A ampliação do comércio entre Santa Catarina e Eslovênia foi tema de reunião entre o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, e o embaixador do país europeu no Brasil, Alain Bergant.

O encontro ocorreu nesta terça-feira, dia 11, na sede da entidade, em Florianópolis.

Mario destacou que “o interesse comum é incrementar o comércio. É importante manter a parceria ativa. Santa Catarina é o estado mais industrializado do Brasil. Praticamente 30% do nosso PIB é produzido pela indústria e somos o setor mais diversificado do país”.

O embaixador disse que na Eslovênia a indústria responde por 25% do PIB do país e que há interesse na cooperação comercial, mas também na área educacional. Ele observou ainda que o país tem recebido muitos turistas brasileiros.

 

MERCADO

Em 2017, Santa Catarina exportou US$ 700 mil para a Eslovênia.

Os principais produtos embarcados foram motores e geradores elétricos, carnes e miudezas e madeira serrada.

No mesmo período, o estado importou US$ 3,7 milhões do país europeu.

Entre os principais produtos destacam-se instrumentos e aparelhos para medicina, odontologia e veterinária, bombas de ar ou vácuo e refrigeradores e congeladores.

A Eslovênia é um país do leste europeu, com cerca de 2 milhões de habitantes.

No ano passado o PIB cresceu 5%.

 

INVESTE SC

O embaixador também conheceu o trabalho da INVESTE SC, agência de atração de investimentos mantida por meio de parceria entre a Fiesc e o Governo de Santa Catarina.

A INVESTE atua na promoção do desenvolvimento socioeconômico em Santa Catarina pela atração de investimentos e do incentivo aos novos negócios.