Entidades

Os principais erros na elabora��o de contratos

28/08/2017 14:30:00

WK Sistemas oferece ferramenta para gerenciar os seus contratos

Os principais erros na elaborao de contratos

Conteúdo oferecido por WK Sistemas

 

A gestão de contratos tem se tornado cada vez mais essenciais para as empresas.

Como o crescimento das parcerias, terceirizações, fornecedores e representantes, os contratos precisam ser bem definidos e acompanhados.

São necessários técnicas e procedimentos específicos que garantam a organização e a eficácia do trabalho e evitem dores de cabeça mais tarde. O objetivo é administrar de forma correta e eficiente todas as variáveis envolvidas na contratação, como a fase da proposta, da negociação do contrato, da discussão e redação das cláusulas, da formalização do documento, da execução e do acompanhamento.

É importante lembrar que a gestão de contratos também está relacionada ao período após o vencimento do documento, quando o fornecedor ainda deve oferecer garantias, sigilo de informações, assistência técnica, entre outros.

A WK Sistemas elaborou uma lista com os erros mais comuns na elaboração de contratos:

  • Descrever o objeto do contrato de forma vaga: o objeto é a parte principal de um contrato e precisa ser descrito com precisão. Todos os detalhes devem ser discriminados, pois é em torno dessas informações que vai girar todo o relacionamento com o cliente. Assim, é preciso ter muito cuidado durante a elaboração desta cláusula, detalhando-a com o máximo de dados possíveis. Lembre-se de que, caso haja problemas judiciais no futuro, é este aspecto do contrato que vai determinar os direitos e as obrigações de cada parte.

  • Não estabelecer multa rescisória: um dos principais erros na hora de formular um contrato é esquecer de definir a multa rescisória, ou seja, o valor que uma das partes deve pagar caso haja desistência do serviço. Esse ponto é de extrema importância, porque a quebra de contrato pode trazer prejuízos financeiros para a empresa e, por isso, deve ser compensada.

  • Ignorar os juros de mora: um contrato deve prever casos de atraso no pagamento, determinando, portanto, de quanto serão os juros de mora. Nessas situações, a empresa também costuma ser bastante prejudicada por não ter a quantia que era esperada na data estipulada, de modo que é necessário, novamente, compensar de alguma forma. É por isso que os juros de mora são importantes e devem ser abordados em alguma cláusula.

  • Não definir as obrigações das partes contratantes: as cláusulas referentes às obrigações das partes devem ser dispostas de forma clara no documento, pois são elas que esclarecem qualquer dúvida durante a execução do projeto. Além disso, também facilitam que os envolvidos façam corretamente o que diz respeito a eles.

Leia mais AQUI.

A WK Sistemas possui uma ferramenta específica para a gestão dos seus contratos.

Confira AQUI.