Entidades

Ministro do STF ataca distor��es trabalhistas e previdenci�rias

18/05/2017 17:47:00

Presidente do Seprosc diz que reformas ir�o destravar crescimento

Ministro do STF ataca distores trabalhistas e previdencirias
Lu�s Roberto Barroso, ministro do STF.(Foto:Divulga��o)

Luís Roberto Barroso, ministro do STF, apresentou números impressionantes sobre questões trabalhistas e previdenciárias no Brasil durante palestra que proferiu no Brazil Forum, em Londres.

Confira algumas das declarações do ministro Barroso:

  • O Brasil, sozinho, é responsável por 98% dos processos trabalhistas em todo o planeta — o país tem 3% da população mundial.

  • O Citibank desistiu de operar no Brasil quando detectou que obtinha no país 1% de suas receitas, mas sofria 93% das ações trabalhistas.

  • 4% do PIB brasileiro é gasto com o custo do funcionalismo público, com o que procurou indicar o alto custo do Estado.

  • A soma dos sistemas público e privado custa o correspondente a 54% do Orçamento brasileiro, mais do que o dobro do que é gasto com educação, saúde e benefícios sociais.

  • Os 32 milhões de aposentados da iniciativa privada custam o mesmo que 1 milhão de aposentados do poder público.

  • As informações foram veiculadas pelo jornal Folha de São Paulo, que cobriu o evento, realizado na segunda semana de maio.

  • As mesmas teses de Barroso são defendidas pelo Seprosc, o sindicato que representa empresas de tecnologia da informação em Santa Catarina.

O presidente do sindicato, João Luiz Kornely, comentou  a reportagem assinalando que as declarações do ministro foram bastante positivas para o entendimento da situação:
“As reformas trabalhista e previdenciária são urgentíssimas. Pronunciamentos como este do ministro Barroso revelam que o posicionamento do Seprosc a favor das reformas é oportuno e acertado”.
“As declarações do ministro Barroso no exterior, mostrando as disparidades existentes na legislação trabalhista e na Previdência servem para um maior e necessário esclarecimento a respeito desses temas, que hoje travam o crescimento do país”, complementa Kornel