Produ��o

Servi�o de inspe��o de produtos de origem animal de Santa Catarina � modelo para ES

24/02/2017 18:45:00

Gerente do Idaf esteve no Estado para troca de experi�ncias com a Cidasc

Servio de inspeo de produtos de origem animal de Santa Catarina  modelo para ES
Enori Barbieri, Cidasc e Anderson Teixeira Baptista, Idaf. (: Foto: Nicole Barbieri - Ascom/Cidasc)

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) recebeu no dia 22 de fevereiro, a visita da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo, representada pelo gerente de Aquicultura, Pesca e Produção Animal, Anderson Teixeira Baptista.

Anderson, que também é chefe da Seção de Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), foi recebido em gabinete pelo presidente da Cidasc, Enori Barbieri, com a intenção de trocar informações e buscar melhorias para os serviços de inspeção dos estados.

“Participar de reuniões com o conteúdo colocado é sempre muito importante para o meu estado, o Espírito Santo”, declarou Anderson.

O gerente afirmou que já é a quarta visita realizada à Cidasc, visto que o modelo do serviço de inspeção de produtos de origem animal de Santa Catarina é um referencial para os outros estados.

O Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Espírito Santo, de acordo com Anderson, foi todo reformulado com base na parte técnica e práticas catarinenses de inspeção.

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca criou normativas próprias, dentro do Regulamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, permitindo que as indústrias contratem médicos veterinários do setor privado para executarem os serviços de inspeção.

Esses profissionais devem estar vinculados a uma instituição credenciada pela Cidasc e também serem habilitados para prestar o serviço.

Com as mudanças na legislação, em Santa Catarina houve um aumento expressivo na oferta de médicos veterinários a serviço da inspeção de produtos de origem animal. Atualmente, são mais de 350 profissionais, vinculados a nove empresas credenciadas, habilitados a prestar o serviço em todo o estado, com 37 médicos veterinários da Cidasc atuando na fiscalização da inspeção.

Durante o encontro, o gerente destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Idaf na área de Defesa Sanitária Animal e deixou claro que esse trabalho só é possível por meio do envolvimento e participação dos produtores rurais e empresários do ramo.

Assim como a Cidasc, o Idaf realiza trabalhos de fiscalização e também acredita e investe em trabalhos de educação sanitária.