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Associa��o de Agroind�stria Aliment�cia de SC fatura mais de R$ 50 milh�es

21/02/2017 17:44:00

Atualmente s�o mais de 20 associados e os neg�cios ultrapassam a casa dos R$ 150 mil reais ao m�s

Associao de Agroindstria Alimentcia de SC fatura mais de R$ 50 milhes
Wolmir de Souza, presidente da Associa��o de Agroind�strias Aliment�cias de Santa Catarina

Desenvolvida com apoio do Sebrae/SC e do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS), foi lançada há sete meses, a Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (Asaasc), proprietária da marca Saborense.

A Central de Negócios uniu  pequenos frigoríficos do grande oeste catarinense que juntos faturam mais de R$ 50 milhões ao ano.

O objetivo é centralizar os pedidos de compras dos associados e, com o aumento de volume, garantir melhores preços. 

Com sede em Concórdia, a estrutura consiste em um Centro de Distribuição onde os produtos adquiridos são faturados diretamente aos associados, sem incremento de valor, o que reduz o custo de frete, pois é utilizado o sistema de transporte das próprias agroindústrias. 

Atualmente são mais de 20 associados e os negócios ultrapassam a casa dos R$ 150 mil reais ao mês com valores que vão de 5% a 50% de ganho na operação para associados. “Isso é muito expressivo”, destaca o presidente do INCS, Wolmir de Souza.

Segundo Wolmir, na última semana foi realizado, juntamente com um consultor do Sebrae/SC, um dia de planejamento estratégico. Além de melhorar o processo de compras iniciou o processo de qualificação do setor para colocar a marca Saborense efetivamente no mercado.

“Criamos um manual técnico com orientações para que sejam cumpridas pelas empresas que queiram produzir a marca. Nosso objetivo é que no final do segundo semestre começamos a colher frutos deste trabalho. Estamos iniciando no mercado regional, mas já temos negociações em andamento para colocar a marca fora de Santa Catarina”, realça Souza.

A rede é formada por frigoríficos que abatem suínos, bovinos e ovinos, mas o foco, segundo o estatuto, é trabalhar com agroindústrias que processam produtos de origem animal, ampliando para leite, aves e outros.

Com a central, o consumidor terá acesso a pequenas marcas, porém com o mesmo grau de responsabilidade técnica e econômica, de bem-estar animal e segurança alimentar existentes nas grandes indústrias.

A central foi criada oficialmente em julho do ano passado, mas é resultado de 18 meses de trabalho e estudos para padronização dos produtos e processos e de uma campanha de marketing.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enfatiza que a metodologia da Central de Negócios é pioneira no País na área de suínos e que permite melhorar o poder de compra dos frigoríficos, disseminar melhores práticas,  compartilhar recursos de infraestrutura e combinar competências, elevando seu grau de sustentação e de competitividade.