Pesquisa

Confian�a do empres�rio industrial cresce 4,3 pontos em janeiro

23/01/2017 20:14:00

Resultado foi influenciado pelas medidas econ�micas anunciadas recentemente e pela movimenta��o do final do ano

Confiana do empresrio industrial cresce 4,3 pontos em janeiro
�ndice deve se manter positivo no pr�ximo m�s, com a queda da infla��o e dos percentuais na taxa de juros (Foto: Divulga��o)

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de janeiro alcançou 53,4 pontos, valor 4,3 pontos acima do registrado em dezembro.

O índice varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 pontos indica confiança e abaixo, falta de confiança na economia.

Os dados são da pesquisa realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O resultado de janeiro foi influenciado pelas medidas econômicas anunciadas recentemente, assim como pela movimentação do final do ano, que repercutiu favoravelmente na confiança.

O índice do primeiro mês do ano é superior ao registrado no mesmo período no ano passado (37 pontos) e deve se manter no próximo mês, com a queda da inflação e dos percentuais na taxa de juros.

O cálculo do índice é feito por meio da opinião dos industriais sobre as condições econômicas atuais e as expectativas para os próximos meses.

De acordo com os empresários, as condições atuais ainda não são boas (46,3 pontos). As expectativas (56,9 pontos) superaram o patamar observado em dezembro (51,9 pontos).

O indicador de confiança da indústria da construção se situou em 50,6 pontos, revelando melhora frente ao mês anterior (45,8 pontos), voltando a ultrapassar a linha dos 50 pontos.

O da indústria de transformação e extrativa, 53,8 pontos, também se elevou frente ao observado em dezembro (49,6 pontos). 

O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 12 de janeiro. Participaram 189 indústrias catarinenses dos segmentos de transformação, extrativo e construção.

A pesquisa completa pode ser acessada AQUI