CDL Blumenau promove 3� Feir�o Limpe Seu Nome

01/12/2016 11:10:00


De 6 a 10 de dezembro será realizado, em Blumenau, o 3º Feirão Limpe Seu Nome, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. A ação ocorrerá no 1º andar da Casa do Comércio, sede da CDL, de terça à sexta-feira, das 11h às 17h, e no sábado das 9h às 17h.

O Feirão contará com o serviço de atendimento do SPC da CDL Blumenau, Procon, Viacredi, MaxiCrédito, além de outros 128 estabelecimentos comerciais que estarão representados pela Central de Cobrança da CDL. A coordenadora do SPC da entidade, Marise Stribel Pogalski, explica que estes 128 estabelecimentos são lojas associadas à CDL que já autorizaram a entidade a negociar em seu nome. A lista com todos os estabelecimentos participantes está disponível AQUI.

A ação é realizada no início de dezembro para aproveitar a chegada do 13º salário. Sendo assim, as pessoas que estão inadimplentes podem utilizar esse recurso para, primeiramente, quitar as dívidas e posteriormente realizar compras. 

O Feirão Limpe Seu Nome, de acordo com o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, tem dois objetivos principais. O primeiro é possibilitar ao consumidor inadimplente uma chance de negociar as dívidas e assim voltar a ter crédito e realizar novas compras. 

Outro objetivo é ajudar os lojistas. “Além dos comerciantes reaverem o dinheiro, eles poderão efetivar mais vendas neste fim de ano”, afirma Roncaglio.

O Feirão contará ainda com o Programa de Orientação Financeira do curso de Ciências Econômicas da FURB, que visa orientar as pessoas em relação as finanças.

Procon

O Procon participará do Feirão acompanhando as negociações das empresas que estarão participando do evento e prestando auxílio aos consumidores. Além disso, o órgão estará recebendo e intermediando pedidos de negociação com bancos, financeiras e de crediários de estabelecimentos com sede no município de Blumenau, mas que não estejam presentes no Feirão.

O Procon frisa que essa intermediação para negociação ocorre em caráter de exceção, visto que essa ação é exclusiva para o Feirão Limpe Seu Nome.

Como funciona

O consumidor que possui alguma inadimplência, mas não sabe onde, deve primeiramente realizar uma consulta no SPC, que funcionará no mesmo local do Feirão, para saber onde possui a pendência.

Após esse procedimento, é preciso verificar a lista de estabelecimentos participantes para que o consumidor saiba a quem se dirigir. Caso o estabelecimento seja associado à CDL e tiver autorizado a entidade a negociar em seu nome, basta se dirigir a Central de Cobranças do SPC para buscar atendimento.

Caso a pendência seja com a Viacredi ou MaxiCrédito, basta se direcionar aos guichês das mesmas. Situações que envolvam companhia de telefone, por exemplo, poderão ser mediadas pelo Procon.