Formatura

Cooperativas do Oeste de Santa Catarina formam 130 alunos do JovemCoop

01/12/2016 06:00:00

Programa tem o objetivo de despertar o interesses dos filhos dos cooperados pelo neg�cio

Cooperativas do Oeste de Santa Catarina formam 130 alunos do JovemCoop
Jovens se preparam para o 1� Encontro Estadual do JovemCoop em Florian�polis, que ocorre em dezembro (Foto: Divulga��o)

A Cooperativa Regional Itaipu, a Cooper A1, a Cooper Auriverde e a Cooperalfa formaram 130 jovens por meio do Programa Juventude Cooperativista (JovemCoop), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).

As solenidades foram realizadas em Pinhalzinho, Iporã do Oeste, Cunha Porã e Chapecó, reunindo dirigentes e coordenadores do programa nas cooperativas, além de familiares dos formandos.

O programa, desenvolvido no período de março a novembro, contou com a participação de filhos de cooperados e colaboradores de cooperativas com o objetivo de desenvolvê-los no âmbito da gestão, liderança e cooperativismo.

A iniciativa também tem como objetivo despertar o interesse pelo negócio e auxiliar no processo sucessório por meio da preparação de jovens conscientes de seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam.

Em Santa Catarina, os jovens cooperativistas representam atualmente 15,42% dos mais de um milhão de cooperados, ou seja, mais de 150 mil jovens estão diretamente ligados ao cooperativismo.

O crescimento desta participação, além de valorizar o cooperativismo, proporciona uma condição de inserção nos negócios como um todo, dentro da comunidade e, em especial, nas cooperativas.

O próximo passo dos jovens é a participação no 1º Encontro Estadual do JovemCoop, em Florianópolis, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2016 e planejar 2017.

O Programa

O programa também formou turmas da Cooper, de Blumenau, e da Cooperativa Juriti, de Massaranduba. A etapa de formação do JovemCoop é composta por até oito módulos de 16 horas cada, em intervalos quinzenais de oito horas por módulo.

Neste ano, participaram do programa seis turmas com aproximadamente 200 jovens de 16 a 30 anos em todo o Estado.