Economia

Sebrae Vale do Itaja� registra aumento de 6,9% nos atendimentos em 2016

29/11/2016 11:40:00

Unidade foi a �nica de SC a superar o �ndice de 2015, prestando atendimento a mais de 9 mil pessoas

 Sebrae Vale do Itaja registra aumento de 6,9% nos atendimentos em 2016
Donizete B�ger, coordenador do Sebrae SC Vale do Itaja�, acredita que a crise econ�mica do pa�s estimulou a procura das a��es da institui��o (Foto: Daniel Zimmermann)

A instabilidade econômica em 2016 trouxe resultados abaixo do esperado para os empreendedores e entidades brasileiras. No entanto, na unidade do Sebrae/SC do Vale do Itajaí, foi diferente. A reginal foi a única do Estado a registrar aumentos dos atendimentos. 

Entre janeiro e outubro de 2016, 9.433 pessoas foram atendidas pelo Sebrae nas duas unidades (Blumenau e Rio do Sul) da entidade que abrangem 40 municípios da região, um aumento de 6,9% em relação a 2015.

O coordenador do Sebrae Vale do Itajaí, Donizete Böger, acredita quer a crise estimulou a procura pelas ações da instituição:

“O empresário da micro e pequena empresa, mais do que nunca, percebeu que é preciso estar preparado para enfrentar esse momento difícil e contar com subsídio para crescer assim que a economia começar a dar sinais de recuperação, avalia.

Nos dez primeiros meses de 2016 foram mais de 76 mil pessoas atendidas nas coordenadorias do Sebrae/SC espalhadas pelo Estado. O número total representou queda comparado a 2015, em que mais de 90 mil pessoas passaram pela entidade em Santa Catarina.

Otimismo em 2017

O empresariado catarinense já percebe sinais de melhora na economia e está otimista em relação a 2017. Uma pesquisa recente divulgada pelo Sebrae/SC aponta que 56% dos empresários entrevistados acreditam na retomada do crescimento economia brasileira.

Há quatro meses, o número era de 34%. Entre os pontos fortes do ano que contribuem para essa percepção, a entidade destaca a aprovação da lei Crescer Sem Medo, que beneficia os pequenos negócios do país.

Alguns pontos entram em vigor já no ano que vem, como o aumento do prazo para parcelamento de dívidas, a regulamentação do investidor-anjo e o projeto do Salão Parceiro.