Economia

Com�rcio varejista registra queda de 4,1% nas vendas de agosto

19/10/2016 22:30:00

A receita nominal teve uma varia��o positiva em 7,5%, mas ainda abaixo da infla��o do per�odo

Comrcio varejista registra queda de 4,1% nas vendas de agosto
Setor de m�veis registrou a menor baixa do per�odo, com queda de apenas 0,1% (Foto: Divulga��o)

O comércio varejista catarinense teve queda de 4,1% no volume de vendas em agosto de 2016 em relação ao mesmo mês de 2015, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE.

Os setores mais afetados foram o de livros, jornais, revistas e papelaria (-16,6%) e de hiper e supermercados (4,3%), que pesa bastante na composição do índice. Já os móveis tiveram a menor baixa (-0,1%).

A receita nominal teve variação positiva em 7,5%, mas abaixo da inflação do período (8,97%). Nos últimos cinco meses ocorreu o recuo nas vendas e avanço na receita.

De janeiro a agosto, as vendas no conceito restrito (sem atividades de material de construção e veículos) recuaram 7,5%. No acumulado de 12 meses, comparação que mostra a tendência do setor, o volume de vendas teve queda de 7,9%. A receita neste período foi de 3,4%, pouco acima do resultado de 3% do mês anterior.

O desempenho no mês de agosto indica que o comércio começa uma recuperação, conforme avalia o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

“O indicador registrou tímida melhora para -7,9% no acumulado em 12 meses. Em julho, a variação havia sido de -8%. Esta pequena redução na queda é importante, pois traz uma perspectiva de melhora após 10 meses consecutivos de aprofundamento da retração”, afirma.  

O panorama começou a ficar mais favorável com o início da retomada da confiança do empresário e da intenção de consumo das famílias, criação de novos postos de trabalho e o arrefecimento da inflação.

Cenário nacional

Para o Brasil, em agosto de 2016, o comércio varejista registrou queda de 5,5% no volume de vendas, em relação ao mesmo mês do ano passado. Esta é a 16ª taxa negativa seguida nessa base comparativa.

A variação da receita foi de 6,6%, ainda abaixo da inflação de 8,97%. No acumulado de 12 meses, o resultado do volume de vendas fechou com queda de 6,7% e a receita nominal variou positivamente em 4,1%.