Programa pretende fortalecer ecossistema de startups no Brasil

29/09/2016 22:00:00


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou uma nova estratégia para o atendimento de startups no País: o sebraelab. O espaço, modulado para uso dos empreendedores em conjunto com o ecossistema de startups, pretende facilitar a interação entre eles. O ambiente poderá ser palco de eventos colaborativos e local de criação para os empreendedores – uma espécie de co-working.

A primeira unidade, uma versão simplificada do projeto, foi inaugurada na Universidade Corporativa do Sebrae, em Brasília (DF). Uma segunda estrutura do projeto será inaugurada ainda este ano, em Belo Horizonte (MG), e, até o final de 2017, a ideia é que um sebraelab esteja em funcionamento em cada unidade da federação.

“Haverá mesas onde poderão ser ligados computadores, que podem ser usados o dia todo por empreendedores, que irão se cadastrar e ter acesso a qualquer sebraelab do País. Qualquer coisa poderá ser feita no sebraelab: mentorias, eventos, discussões, encontros”, afirmou o gerente da Unidade de Serviços do Sebrae, André Spínola.

A ação aconteceu dentro do Sebrae Startup Day, evento que aconteceu simultaneamente em 45 cidades para discutir o cenário do empreendedorismo digital e estimular o desenvolvimento de startups no Brasil. Com ajuda de mais de 200 parceiros, o evento reuniu cerca de 10 mil pessoas entre empreendedores, desenvolvedores/programadores, estudantes, designers, investidores, aceleradoras e incubadoras.

“O mundo das startups e da inovação é repleto de incertezas. O que nos importa é que, ao criarmos uma interface que responda às necessidades, muitas startups terão a capacidade de mudar o País”, afirmou Vinicius Lages, diretor de Administração e Finanças do Sebrae.

Em Brasília, a primeira edição do evento contou com 12 horas de networking e aprendizado. Cerca de cem participantes, entre empreendedores, desenvolvedores, estudantes, designers, investidores, representantes de aceleradoras e incubadoras assistiram a palestras, trocaram ideias e contatos. Já em São Paulo o evento enfatizou os instrumentos existentes no mercado para que as empresas do setor recebam os investimentos essenciais para se desenvolverem.

(Texto com informações do Sebrae)

Fonte: Agência Gestão CT&I