Empres�rios de Blumenau sugerem PPP para revitaliza��o do Quero-Quero

29/09/2016 07:00:00


A diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) voltou a debater sobre a revitalização do Aeroporto Regional de Blumenau, o Quero-Quero.

O conselheiro da Acib, Félix Theiss, propôs a criação de uma Parceria Público Privada (PPP) para a viabilização da obra e empresários já se mostraram interessados.

Theiss defendeu a PPP já que o projeto do corredor estrutural norte, apresentado em audiência pública no dia 30 de agosto, inviabilizaria a ampliação do aeroporto.

A obra, financiada pelo BID com valor de R$ 59 milhões de dólares, seria iniciada em 2017 pelo consórcio formado pelas empresas Concresolo, Astep e Proyfe.

No entanto, conforme o conselheiro da Acib, o desenho prevê três pistas de cada lado e um corredor central, mas não considera a pista atual do aeroporto, além de desvios e retificações necessários para a ampliação.

Ainda de acordo com Theiss, o antigo projeto de revitalização deveria ser atualizado, com a inclusão de estudos sobre levantamento de campo, de ampliação, avaliação de imóveis, plano diretor aeroportuário e balizamento noturno.

O orçamento foi previsto em R$ 177.230,00 e os recursos seriam arrecadados junto à entidades empresariais da cidade.

O conselheiro ainda apresentou uma pesquisa da Secretaria de Aviação Civil, de outubro de 2015, que mostra que entre as rotas mais desejadas, o trecho Blumenau-São Paulo fica em segundo lugar. Foram entrevistados 150 mil passageiros em 65 aeroportos.  

O secretário de obras do município, Paulo França, presente na reunião, concordou com a concessão por meio de uma PPP e prometeu inserir a questão na pauta de prioridades a serem discutidas após o processo eleitoral.