Qualifica��o profissional como diferencial competitivo

23/09/2016 22:00:00


Por Murilo José Bento da Silva, diretor de Aperfeiçoamento Profissional da CDL Blumenau

Sabe-se que a qualificação profissional está diretamente relacionada à produtividade no trabalho, bem como ao desempenho e até a motivação das pessoas. Por meio de cursos e palestras é possível agregar conhecimentos técnicos, teóricos e práticos referente à área que se deseja aprimorar. É esta formação que dará preparação e suporte ao profissional que visa desenvolver e melhorar habilidades para executar tarefas e funções específicas.

Atualmente é imprescindível que profissionais busquem constantemente se atualizar e se qualificar, ainda mais diante do competitivo mercado de trabalho. Para contribuir com os profissionais e também com as empresas, a CDL Blumenau investe e oferece cursos e palestras direcionados as demandas do mercado de trabalho. Só no primeiro semestre desse ano mais de 2600 pessoas participaram dos cursos e palestras promovidos pela entidade, em parceria com a UniSagres. 

Nota-se que aumentou a procura por cursos de curta duração, envolvendo a teoria e atividades práticas, com temas aplicáveis no dia a dia dos profissionais. Outra observação é em relação ao conteúdo. Percebe-se o interesse cada vez maior dos profissionais de diferentes áreas por treinamentos voltados à liderança e gestão de pessoas, bem como o entendimento do comportamento humano. São exemplos os cursos que contemplam em sua grade neuroliderança e coaching.

Isso demonstra que, cada vez mais, as empresas estão entendendo que o capital humano é determinante no sucesso dos negócios. Por isso, vem investindo em capacitação profissional, que visam além do conhecimento técnico, a melhoria da gestão e relacionamento com os colaboradores.

O entendimento do comportamento humano, além de refletir nas relações internas, também é aplicado por quem trabalha com vendas. Os treinamentos que envolvem a programação neolinguística são exemplos. E isso vai ao encontro das mudanças que vivemos. Se antes a ideia propulsora era convencer o consumidor a comprar determinado produto ou serviço, hoje já é nítido que é preciso entender o consumidor e oferecer o que ele deseja.

A CDL Blumenau, com 50 anos de história, acompanha essas mudanças e busca evoluir para contribuir com o desenvolvimento de todos, seja por meio de cursos e palestras ou serviços que propiciem o crescimento e a competitividade dos negócios.