Economia

Vale do Itaja� define principais fatores para o desenvolvimento da ind�stria

23/08/2016 19:30:00

L�deres da regi�o e da Fiesc elegeram sete aspectos que v�o compor a Agenda de Desenvolvimento da Ind�stria Regional

Vale do Itaja define principais fatores para o desenvolvimento da indstria
Capital humano, infraestrutura, inova��o e empreendedorismo, internacionaliza��o, investimento e pol�tica p�blica, mercado e sa�de e seguran�a foram os fatores definidos (Foto: Heraldo Carnieri)

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) em parceria com as lideranças da região do Vale do Itajaí, definiu sete fatores estruturantes para o desenvolvimento e fortalecimento do setor na região:

Capital humano, infraestrutura, inovação e empreendedorismo, internacionalização, investimento e política pública, mercado e saúde e segurança.

O encontro, realizado em Blumenau, faz parte da série de reuniões que serão realizadas nas seis mesorregiões catarinenses e pretende construir a Agenda de Desenvolvimento da Indústria Regional, uma agenda única com os principais pleitos e demandas do setor.

O vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Júnior, afirmou que Blumenau e região vêm buscando cada vez mais a inovação e o desenvolvimento das empresas.

Já o diretor de desenvolvimento institucional e industrial da FIESC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, fez um balanço dos principais números da economia catarinense e destacou o engajamento da região na ampliação da competitividade:

“Acreditamos que Santa Catarina tem condições de transformar e desenvolver a indústria. O Vale do Itajaí representa 28% do Produto Interno Bruto do Estado”, afirmou.

De 2006 a 2014, o emprego na região cresceu, em média, 4,2% ao ano. No mesmo período, o número de estabelecimentos aumentou, em média, 6,4% ao ano, acima da média estadual (6%) e da brasileira (5,6%).