Encontro

Painel da ACIF incentiva o associativismo para micro e pequenas empresas

25/07/2016 12:00:00

Evento ocorre na sede da entidade e ter� palestra, debates e apresenta��o de cases de sucesso

Painel da ACIF incentiva o associativismo para micro e pequenas empresas
Metodologia aplicada nos n�cleos setoriais incentiva o desenvolvimento de solu��es em conjunto (Foto: Divulga��o)

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) realiza, no dia 28 de julho, um encontro para apresentar os resultados dos núcleos setoriais aos empresários.

O evento, que ocorre a partir das 19h30min na sede da entidade, terá a palestra do presidente do Conselho Superior da entidade e diretor executivo do Grupo All, Doreni Caramori Jr., sobre a união das empresas como segredo no atual cenário econômico e político do mercado.

O presidente irá abordar temas como velocidade das mudanças, capacidade de adaptação e a importância do associativismo neste contexto:

“As negociações com o poder público, parceiros comerciais e outras entidades ganham com a força do conjunto, trazendo melhorias em diversas áreas.”

Após a palestra, será realizado um painel com empresários que integram núcleos da entidade, explicando sobre a sua experiência.

Fernanda Luchi, sócia da Codde Comunicação Digital, falará sobre o crescimento da empresa de comunicação com a participação no Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária e Richard Amorim, coordenador geral do Núcleo Setorial de Farmácias Magistrais, mostra o sucesso das compras feitas coletivamente e da Effetiva, marca de dermocosméticos criada pelo núcleo.

O painel será mediado pelo vice-presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas AQUI.

Mais informações no site www.acif.org.br ou pelo e-mail consultor3@acif.org.br.

Núcleo Empresariais

A entidade conta com 21 núcleos e câmaras de vários segmentos empresariais como o farmacêutico, gastronômico, esportivo, hoteleiro, de negócios sociais, reparação automotiva, paisagismo, cuidados com pets, entre outros.

Os núcleos utilizam como base de formação e desenvolvimento, o Programa Empreender do Sebrae. As reuniões são realizadas periodicamente, com a orientação de um consultor capacitado.

Durante os encontros, são discutidos problemas e questões relacionadas ao ramo e ao grupo. O diferencial é que as soluções são construídas em conjunto e as decisões tomadas em consenso, com base na metodologia originada na Alemanha, Metaplan.

A Metaplan engloba as ideias em grupos e a busca de metas e ações conjuntas. A metodologia reflete a missão do Programa, que é de propor o associativismo.

O modelo dos núcleos da ACIF é utilizado como referência pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).