UFSC � parceira no desenvolvimento de aplicativo que registra problemas urbanos

11/10/2018 16:00:00

Projeto busca gest�o eficiente e participativa de cidades inteligentes

UFSC  parceira no desenvolvimento de aplicativo que registra problemas urbanos

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições parcerias no desenvolvimento do aplicativo ParticipACT

A ligação se deu através do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC/CTC), mediado pelo professor Mario Antonio Ribeiro Dantas.

A solução dá autonomia ao cidadão para relatar problemas relacionados às áreas de transporte e mobilidade, segurança, acessibilidade, meio ambiente e animais, infraestrutura, social e outros, contribuindo para a gestão eficiente de cidades.

O ParticipACT foi desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), resultado de uma pesquisa do Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES/ESAG).

É um projeto que busca a gestão eficiente e participativa de cidades inteligentes por meio de uma plataforma de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Entre os objetivos da ação, está a implantação de um Big Data com dados de organizações públicas e privadas.

Além dos dados coletados de forma participativa e colaborativa pelos cidadãos, com o suporte de um sistema de mobile crowdsensing (MCS).

 

COMO FUNCIONA

Depois de instalar o aplicativo, o usuário pode registrar os problemas da cidade, apontando no mapa o local da ocorrência e descrevendo-a em texto, áudio e/ou vídeo.

Os registros poderão ser visualizados no mapa no próprio aplicativo e no portal clicando aqui.

O cidadão também pode deixar, por determinado tempo, alguns sensores do celular ligados para que o próprio aplicativo colete informações sobre trajeto, tempos de parada e outras informações que formarão um banco de dados sobre a cidade e que será estudado em pesquisas dos hábitos de mobilidade urbana.