Pesquisa tra�a perfil e impacto do turismo de inverno na Serra

21/09/2018 15:00:00

Mapeamento da Fecom�rcio considera clima, belezas naturais, hospitalidade e gastronomia

Pesquisa traa perfil e impacto do turismo de inverno na Serra
Foto: Divulga��o

A Fecomércio SC divulgou nesta sexta-feira, dia 21, uma pesquisa sobre o perfil e impacto do turismo de inverno na Serra de Santa Catarina. 

No mapeamento foram considerados o clima, belezas naturais, hospitalidade e gastronomia.

A parcela de visitantes que citou o ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico como motivo para a visita mais do que triplicou: chegou a 24,3% neste ano, diante do resultado tímido em 2017 (7,5%).

Só o ecoturismo evoluiu de 3,4% para 10,8%.

Embora o inverno seja o carro-chefe (52,1%), os dados sinalizam para a importância da dessazonalização do turismo na Serra, ou seja, não concentrar em apenas uma estação.

A descentralização dos destinos também foi diagnosticada na pesquisa.

Espontaneamente, os visitantes apontaram 60 pontos turísticos diferentes, 47,5% em Urubici, com destaque para a Cachoeira do Avencal, a Serra do Corvo Branco e a Cascata Véu de Noiva.

Bruno Breithaupt, Fecomércio SC, destaca que “o trade catarinense tem trabalhado estas duas frentes para que o turista e o próprio catarinense, que fomenta o turismo interno, possa desfrutar diferentes destinos no Estado e em todas as estações”.

De acordo com ele, apesar da paralisação dos caminhoneiros ter impactado diretamente no caixa dos empresários neste ano, com queda de 5,7% no faturamento, a alta de 10,5% em relação aos demais meses reforça a importância da qualificação do destino.

 

Inteligência de mercado

A pesquisa foi realizada com 514 visitantes e 273 empresários ou gestores dos estabelecimentos no mês de julho, em 12 cidades da região: Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Lages, Painel, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.

Nos últimos dois anos, a entidade encorpou as pesquisas de turismo com a utilização do protocolo Tourqual, que retrata a avaliação da qualidade dos atrativos turísticos a partir das categorias: Acesso, Ambiente, Elemento Humano, Segurança, Qualidade Técnica e Experiência.

 

Indicadores analisados

Turistas:

  • Perfil socioeconômico

  • Origem do visitante

  • Meio de transporte utilizado

  • Opção de hospedagem

  • Tempo de permanência

  • Gasto médio por setor

  • Motivação da viagem

  • Pontos turísticos mais visitados

  • Avaliação da qualidade de serviço em atrativos turísticos (Tourqual®)

Empresários:

  • Índice de contratação de temporários

  • Avaliação do movimento

  • Ticket médio

  • Formas de pagamento

  • Variação do faturamento

  • Taxa de ocupação de leitos