Pesquisa tra�a perfil e impacto do turismo de inverno na Serra
21/09/2018 15:00:00
Mapeamento da Fecom�rcio considera clima, belezas naturais, hospitalidade e gastronomia
Foto: Divulga��o
A Fecomércio SC divulgou nesta sexta-feira, dia 21, uma pesquisa sobre o perfil e impacto do turismo de inverno na Serra de Santa Catarina.
No mapeamento foram considerados o clima, belezas naturais, hospitalidade e gastronomia.
A parcela de visitantes que citou o ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico como motivo para a visita mais do que triplicou: chegou a 24,3% neste ano, diante do resultado tímido em 2017 (7,5%).
Só o ecoturismo evoluiu de 3,4% para 10,8%.
Embora o inverno seja o carro-chefe (52,1%), os dados sinalizam para a importância da dessazonalização do turismo na Serra, ou seja, não concentrar em apenas uma estação.
A descentralização dos destinos também foi diagnosticada na pesquisa.
Espontaneamente, os visitantes apontaram 60 pontos turísticos diferentes, 47,5% em Urubici, com destaque para a Cachoeira do Avencal, a Serra do Corvo Branco e a Cascata Véu de Noiva.
Bruno Breithaupt, Fecomércio SC, destaca que “o trade catarinense tem trabalhado estas duas frentes para que o turista e o próprio catarinense, que fomenta o turismo interno, possa desfrutar diferentes destinos no Estado e em todas as estações”.
De acordo com ele, apesar da paralisação dos caminhoneiros ter impactado diretamente no caixa dos empresários neste ano, com queda de 5,7% no faturamento, a alta de 10,5% em relação aos demais meses reforça a importância da qualificação do destino.
Inteligência de mercado
A pesquisa foi realizada com 514 visitantes e 273 empresários ou gestores dos estabelecimentos no mês de julho, em 12 cidades da região: Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Lages, Painel, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.
Nos últimos dois anos, a entidade encorpou as pesquisas de turismo com a utilização do protocolo Tourqual, que retrata a avaliação da qualidade dos atrativos turísticos a partir das categorias: Acesso, Ambiente, Elemento Humano, Segurança, Qualidade Técnica e Experiência.
Indicadores analisados
Turistas:
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Perfil socioeconômico
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Origem do visitante
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Meio de transporte utilizado
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Opção de hospedagem
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Tempo de permanência
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Gasto médio por setor
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Motivação da viagem
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Pontos turísticos mais visitados
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Avaliação da qualidade de serviço em atrativos turísticos (Tourqual®)
Empresários:
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Índice de contratação de temporários
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Avaliação do movimento
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Ticket médio
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Formas de pagamento
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Variação do faturamento
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Taxa de ocupação de leitos
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