| Publicado em: 20/09/2018 09:00:00

Para fortalecer o segmento de agronegócio, Chapecó lançou o Hub Agro.

A iniciativa busca promover inovação e tecnologia para esta área.

O projeto foi apresentado durante a Mercoagro e é desenvolvido pelo Parque Científico e Tecnológico Chapecó, com a colaboração de diversas empresas e entidades.

O projeto prevê uma série de ações, como palestras, eventos, workshops, visitas e uma grande troca de experiências, criando assim, uma rede de cooperação local.

De acordo com o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, Rodrigo Barichello, a criação do Hub é um marco para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo da região:

"Um hub de inovação reúne elementos que se sobrepõem: infraestrutura física e de serviços; educação; atividades de pesquisa e desenvolvimento; programas e políticas de fortalecimento de clusters; espaços colaborativos para testes e living labs; incubadoras de empresas; startups; pequenas e médias empresas; e grandes âncoras empresariais".

Eduardo Sganzerla, gestor de projetos do Sebrae, lembra que o ecossistema de inovação está em expansão em todo território catarinense, inclusive no Oeste:

"Considero o Hub Agro uma ferramenta propulsora para colocar problemas e soluções frente a frente, integrando instituições, entidades, empresas e pessoas que podem somar e contribuir com suas expertises. O Hub se apresenta no momento certo para conectar e preparar pessoas com interesses mútuos a fim de antecipar cenários e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico".

 

Empreendedorismo e inovação

Neomar Sandrin é empreendedor na área do agronegócio. Ele é um dos proprietários da startup AgroSimulador, incubada na Inctech Unochapecó.

Trata-se de um software de gestão agrícola e pecuária que tem como diferencial trabalhar com simulação computacional para previsão de lucratividade de atividades agrícolas e de preços futuros.

Ou seja, a proposta é o empoderamento dos produtores rurais familiares através do fornecimento de informações que geram inteligência na condução de seus negócios.

Participar do Hub Agro, para ele, é uma forma de aumentar seu networking com informações e parcerias, além de acesso a tecnologias e clientes:

"Acho extremamente necessário, vem em um momento bastante importante para um setor que contribui com 23% do PIB brasileiro. A relevância da criação do Hub é no sentido de gerar mais integração da comunidade, aproximação dos atores do agronegócio, inteligência e sustentabilidade".

O reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, acredita que o Hub será o meio ideal para agregar todas as pessoas envolvidas com o tema, principalmente as startups e empresas que podem fazer uma transformação nos processos e produtos existentes.:

"O agronegócio é uma área do conhecimento muito forte na região. A gente acredita, no entanto, que ainda temos como contribuir na área da tecnologia e no avanço da inovação. Por isso o Hub visa unir as pessoas em um local único, para pensar e organizar ações assim como está acontecendo na área da saúde".


Cavallazzi - Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araujo Advocacia Empresarial
SoftExpert - Líder de mercado em soluções para a excelência na gestão
WK Sistemas - Sistemas de gestão empresarial. Escolha a WK e se surpreenda


Florianópolis sedia fórum sobre cidades inteligentes


Balneário Camboriú será apresentada para investidores árabes


Leilão do Grande Hotel Blumenau será em dezembro


Floripa Airport lança licitação para área comercial do novo terminal


Blog do Editor



























Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314

Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |