Indaial inicia Plano de Desenvolvimento Econ�mico

03/09/2018 10:00:00

Objetivo � discutir os setores econ�micos priorit�rios da cidade

Indaial inicia Plano de Desenvolvimento Econmico

Empresários, instituições de ensino, entidades e a sociedade de Indaial participaram de reuniões em agosto que estão construindo o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem).

O Pedem recebe ainda o apoio dos consultores do Sebrae/SC, por meio do programa Cidade Empreendedora.

Cinco eixos econômicos foram definidos para fazer parte do plano: Comércio e Serviços, Educação e Tecnologia, Indústria, Turismo e Construção Civil.

 Juliane Borges Ferreira, consultora do Sebrae/SC, explica que "o objetivo do Pedem é planejar os setores econômicos prioritários de Indaial, definindo uma visão de futuro de como o eixo deve estar em 2028 para crescer e se tornar competitivo. Em conjunto analisamos potencialidades e dificuldades que os setores encontram no município e as ações necessárias para fortalecer esses setores”.

Os participantes em cada encontro identificaram e discutiram sobre os pontos fortes e as dificuldades que cada eixo econômico encontra para crescer, além de discutir as oportunidades e ameaças.

A partir dessa análise é definida uma visão de futuro, apontando de que forma o setor deverá estar dentro de 10 anos e estratégias para atingir essa visão, estruturando um plano de ação para cada eixo econômico.

O Pedem é promovido pela Prefeitura de Indaial com apoio técnico do Sebrae e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Indaial (Acidi), Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe) e demais instituições do município.

Para o próximo mês também estão previstos mais encontros. A intenção é entregar o Pedem ao município ainda em setembro.