neg�cios

Projeto Inova Palho�a ser� modelo para outros munic�pios

06/02/2018 13:20:00

A ideia � disseminar por todo pa�s boas pr�ticas em gest�o p�blica

Projeto Inova Palhoa ser modelo para outros municpios

O programa Inova Palhoça, por meio da organização Comunitas, coordenada por empresários tem o objetivo de contribuir com a superação dos problemas sociais e econômicos de todo país.  

Na semana passada estiveram em Palhoça para um encontro com o prefeito da cidade, Camilo Martins, os líderes empresariais que fazem parte da governança Comunitas, José Roberto Marinho e Regina Esteves.

Eles vieram conhecer de perto o programa inovador de desenvolvimento econômico da cidade.

Marcelo Fett, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça explicou como a prefeitura conseguiu aumentar em 40% a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) em 4 anos depois da implementação do programa:

"O Inova reúne um conjunto de medidas para melhorar o ambiente de negócios na cidade e assim criar uma nova matriz de desenvolvimento a partir das potencialidades e vocações existentes".

A ideia é disseminar por todo país boas práticas em gestão pública por meio do Programa Juntos, que está presente em 14 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Campinas.

Na oportunidade também foi apresentado o projeto de desenvolvimento sustentável da InovAmfri, que contempla os 11 municípios da Associação dos Municípios do Rio Itajaí e é capitaneado pelo ex-deputado Paulo Bornhausen.

 A intenção do grupo, após conhecer as duas iniciativas, é levar as práticas de Palhoça e da região de Itajaí para a plataforma digital da organização.

Os projetos vão ficar à disposição de outros municípios interessados em se basear neles para futuros programas.

 

Inova Palhoça

O programa possui quatro pilares fundamentais: incentivos econômicos, atração de investimentos, financiamento e formação empreendedora.

Em 2017, o município atraiu 500 novas empresas somente no parque tecnológico montado na Pedra Branca.

Além disso, desde 2013 o programa incentivou a abertura de 3 mil novas empresas.








O triunfo da cooperação

Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop