neg�cios

Novo sistema de abastecimento de �gua de Bombinhas foca em sustentabilidade

05/12/2017 19:00:00

Empresa investiu em equipamentos de efici�ncia energ�tica para reduzir o uso de energia

Novo sistema de abastecimento de gua de Bombinhas foca em sustentabilidade

O novo sistema de abastecimento de Bombinhas foi projetado com foco em sustentabilidade.

Antes de iniciar as obras, a concessionária Águas de Bombinhas elaborou também um plano de compensações ambientais, contribuindo com a preservação da região.

Um dos pontos da obra em relação ao meio ambiente é a redução da exploração do Rio Perequê, atualmente utilizado para o abastecimento de Bombinhas, Porto Belo e Itapema.

Assim que Bombinhas iniciar a nova captação no Rio Tijucas, o manancial de Porto Belo deixará de abastecer o município.

Como consequência, terá mais disponibilidade de água tanto para Itapema como Porto Belo, além de contribuir para a perenidade e preservação.

Conforme a diretora executiva da empresa, Thais Forest Gallina, uma das preocupações deste novo projeto é o equilíbrio ambiental, através da sustentabilidade ambiental e social, e gestão dos recursos hídricos:

“Após a conclusão da obra, toda a bacia será beneficiada através de uma distribuição mais homogênea de água. Será um respiro para o manancial, já bastante explorado, e um conforto para população que espera por uma solução”.

Ainda de acordo com a diretora, uma das compensações ambientais da concessionária é a doação de mudas 6.500 mudas de plantas para o Comitê da Bacia do Rio Tijucas.

Outra ação da empresa é a regularização das áreas de preservação do parque de Zimbros e a revitalização de parte da orla na praia de Porto Belo.

A empresa também  investiu ainda em equipamentos e aparelhos voltados para a eficiência energética, como forma reduzir o uso de energia.

“Todo o projeto foi elaborado utilizando programas de simulação computacional de sistemas de água para validar alternativas, além de materiais e equipamentos que permitem a redução de perdas de água, consumo de energia e segurança na operação do sistema”, conclui a diretora.