neg�cios

Santa Catatina � destaque no �ndice de Cidades Empreendedoras 2017

29/11/2017 12:15:00

Tempo de processos para abertura de empresas diminuiu em Blumenau, Florian�polis e Joinville

Santa Catatina  destaque no ndice de Cidades Empreendedoras 2017

No Brasil os empresários precisam esperar, na média das principais cidades, 62 dias para de fato ter todos os registros, licenças e alvarás necessários para abrir uma empresa.

O dado é da edição 2017 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), que avaliou a fundo o ambiente regulatório de 32 cidades brasileiras, além de analisar ainda outros seis pilares que mais impactam a vida do empreendedor:

  • Acesso a capital

  • Mercado

  • Infraestrutura

  • Inovação

  • Capital humano

  • Cultura empreendedora

O tempo de processos, avaliadas pelo estudo ONG Endeavor, nas cidades de Joinville, Blumenau e Florianópolis, diminuiu em relação à pesquisa realizada no ano passado:

  • A Capital subiu oito posições e ocupa a 16ª colocação neste indicador.

  • Blumenau é a 14ª, nove colocações melhor do que em 2016.

  • Joinville teve o maior avanço, tendo a 13ª cidade no critério, em 2016 foi a antepenúltima.  

O indicador de tempo de processos ajudou na primeira colocação geral da cidade do norte de Santa Catarina a liderar o pilar ambiente regulatório entre todas os municípios analisados.

Florianópolis permaneceu com a segunda posição geral do ranking, atrás de São Paulo, e o primeiro lugar em capital humano.

 

Burocracia

Outro critério analisado pela Endeavor no pilar ambiente regulatório é a complexidade tributária, ou seja, o custo com pagamento de tributo, que é necessário para que as empresas cumpram as obrigações acessórias exigidas pelo Fisco.

Em média, ocorreram 217 atualizações tributárias estaduais num período de quatro anos no Brasil.

Na contramão, Blumenau, Joinville e Florianópolis apresentaram o menor número de modificações e atualizações: um total de 54.

No ranking de complexidade tributária, Blumenau subiu cinco posições quando comparada ao ano passado e, agora, ocupa o primeiro lugar.

 

Campanha

Para pressionar os gestores públicos, a Endeavor lança esta semana o site da campanha  Burocracia Para Tudo, com uma petição online, veja clicando aqui.

Em um clique, o usuário enviará uma mensagem para 650 tomadores de decisão: todos os governadores, os prefeitos de todas as capitais, todos os deputados federais e senadores,ministro da fazenda, ministro da industria, comércio exterior e serviços e o presidente da república.

De acordo com Guilherme Lopes, líder da Endeavor em Santa Catarina, o objetivo é colocar o excesso de burocracia na pauta do poder público, para simplificar os processos de abertura, regularização e fechamento de empresas nos municípios brasileiros:

“Devemos aproveitar esse momento, junto à campanha Burocracia Para Tudo para colocar em pauta os problemas gerados a partir das ineficiências da burocracia, que prejudica o desenvolvimento do país”.