Neg�cios

Projeto aborda humaniza��o das cidades atrav�s do design

27/10/2017 09:00:00

Arquiteta blumenauense pesquisa rios e cidades desde o ano passado na Alemanha

Projeto aborda humanizao das cidades atravs do design

A arquiteta blumenauense Carolina Nunes, participante do Programa Chanceler Alemã para Futuros Líderes, lança o site de seu projeto Humanität: Cities as Human Habitats (Cidades como Habitats Humanos).

Artigos, reportagens, vídeos foram postados sobre o propósito do projeto.

Segundo Carolina as cidades, de modo geral, não oferecem mais os espaços de convívio e de encontro.

“É no espaço público onde a gente encontra, e aprende a lidar com as diferenças. Esse é um debate que a sociedade quase não tem realizado, mas que é fundamental para garantir nosso futuro”, destaca.

A proposta é tornar as cidades mais humanas através do design, mostrando como é possível adotar soluções criativas unindo progresso e a preservação.

Ela está na Alemanha desde julho do ano passado e sua pesquisa é focada no tema Rios e Cidades.

A arquiteta pretende retornar ao Brasil com um novo referencial de desenvolvimento urbano sustentável, baseado na experiência alemã, contribuindo para a qualificação das cidades brasileiras, através de uma fundação, e também, auxiliando o poder público.

Gerido pela Fundação Alexander von Humboldt, o Programa Bolsa Chanceler Alemã (Bundeskanzler Stipendium) é patrocinado pela chanceler alemã Angela Merkel, estreitando laços entre os países.

Carolina foi recebida em julho por Merkel, em um grupo de quarenta jovens líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e Estados Unidos que fazem parte da edição atual do programa.

O site Humanität foi viabilizado com a parceria de Todolivro, Carton Druck, SINDILOJAS Blumenau e Instituto Histórico de Blumenau (IHB).