Associa��o Brasileira de Engenharia Sanit�ria e Ambiental debate perdas de �gua

02/10/2017 15:00:00

Jaguaruna Saneamento, anfitri� do evento, apresentou resultados de suas a��es

Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental debate perdas de gua

A seção catarinense da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) realizou encontro da Câmara Temática de Combate a Perdas de Água, que reuniu técnicos e representantes de empresas de saneamento em Jaguaruna, no Sul do estado.

Jaguaruna Saneamento, anfitriã do evento, apresentou uma série de investimentos para redução das perdas, junto com a nova estação de tratamento, inaugurada este ano, e que ampliou em mais de 100% a capacidade de produção de água tratada nos balneários Camacho e Garopaba do Sul.

"A substituição de todos os hidrômetros, por exemplo, já trouxe um impacto positivo na redução de perdas”, explicou Pedro Felisbino, engenheiro sanitarista da Jaguaruna Saneamento, empresa do Grupo Atlantis, que atua há 10 anos no processo de gestão comercial e operacional das autarquias municipais e companhias privadas de saneamento. 

As medidas incluem ainda substituição das redes, macromedição, telemetria, gerenciamento de pressão, recadastramento comercial e padronização das ligações. 

A partir de diversas ações debatidas nos últimos dois anos, oito empresas que fazem parte da Câmara conseguiram reduzir as perdas em um total de cinco milhões de m³ em 2016, de acordo com seu coordenador, engenheiro Cesar Meyer, um dos palestrantes na reunião. 

A Casan também apresentou seu trabalho neste que foi o 14º encontro da Câmara Temática de Combate a Perdas de Água, criada em 2015.