Chapec� 100 anos e o setor produtivo

24/08/2017 13:20:00

Artigo de Marcos A. Barbieri, presidente do Sindicato do Com�rcio da Regi�o de Chapec�

Chapec 100 anos e o setor produtivo

Marcos A. Barbieri
Presidente do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó

Na passagem dos 100 anos de Chapecó, juntamente com todas as merecidas homenagens aqueles que fizeram a grandeza dessa trajetória, é preciso inserir o papel cumprido pelos visionários que implementaram o comércio no município. 

Isso foi feito por empresários pioneiros que viram no município e na região a perspectiva de estabelecer, desde as primeiras décadas, um comércio que se tornasse forte, compatível com a cidade que se esperava surgir como um polo de desenvolvimento no meio do grande Oeste Catarinense.

Desde o início, com a chegada dos desbravadores, e após, com o ciclo da comercialização da madeira, o comércio de Chapecó soube se reinventar. Tem feito isso, historicamente, no agronegócio, ao comercializar grãos e produtos industrializados e agregar valor à matriz econômica principal, fornecendo itens de excelência para o Brasil e o mundo. 

Já no comércio de rua, unindo-se ao comércio de shopping center, Chapecó possui um dos ferramentais mais competitivos e diversificados de toda a macrorregião, atraindo um consumo em potencial de mais de 2 milhões de consumidores.

No segmento de atacados e distribuidores da mais ampla gama de gêneros para atender fortemente a região Sul, Chapecó é o segundo polo sul-brasileiro do segmento. 

Não podemos deixar de referir à importância do comércio de serviços e turismo, segmento no qual Chapecó detém o título de “Capital Catarinense de Eventos de Negócios”, instituído por lei estadual, o que anualmente movimenta centenas de milhares de reais em faturamento.

A educação e a saúde se tornaram dois pilares fundamentais e referenciais para Chapecó, pois somente no ensino superior o município possui 25 instituições com mais de 40 mil acadêmicos. 

Na saúde, os hospitais públicos e do setor privado vêm gradualmente ampliando os atendimentos em alta complexidade, mesmo que, de outra parte, injustamente, o Hospital Regional do Oeste (HRO) receba recursos ínfimos diante das demais instituições públicas de Santa Catarina.

Quando falamos no comércio e no seu papel na trajetória centenária de Chapecó, é preciso destacar que o associativismo organizado vai muito além da simples visão local. 

O comércio contribui, de maneira constante, com o desenvolvimento local e regional de forma ímpar e ativa. 

O trabalho dos empresários e dos colaboradores das empresas, com visão moderna, proporciona às empresas e à sociedade ganhos competitivos, seja economicamente, tecnologicamente ou humanamente.