Avalia��es t�cnicas atestam emiss�es do cremat�rio S�o Jos�

24/08/2017 07:45:00

Instituto Senai de Tecnologia Ambiental realizou ensaios de acordo com os requisitos do INMETRO

Avaliaes tcnicas atestam emisses do crematrio So Jos
Um dos fornos durante teste: sistema utiliza duas c�maras de combust�o

O  Cemitério e Crematório São José, de Blumenau, realizou novos testes de emissões atmosféricas de seus dois fornos de cremação.

Foram realizados ensaios relativos à emissão de gases de acordo com os requisitos de acreditação da coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.

 

TESTES VOLUNTÁRIOS

Os testes realizados não são obrigatórios, já que os fornos dispõem de sistemas  de auto análise capazes de identificar e informar quaisquer desconformidades.

Mesmo assim, a administração do cemitério opta por contratar uma aferição externa e independente.

“Os testes realizados pelo Instituto Senai são importantes para atestar que os fornos de cremação do São José se encontram dentro das normas exigidas pela legislação. A comunidade pode ter certeza de que todo o processo ocorre com total respeito ao meio-ambiente”, diz o diretor Alcione Alvim da Silva.

 

NORMAS AMBIENTAIS

Os testes foram realizados no início de agosto por técnicos do Instituto Senai de Tecnologia Ambiental, que fizeram o acionamento dos equipamentos para colher amostras do ar.

Segundo os laudos, todos os parâmetros atenderam aos limites máximos de emissão.

A aferição é feita uma vez por ano, com o objetivo de atestar o cumprimento das normas ambientais.

As amostragens dos gases foram realizadas diretamente na chaminé de exaustão em pontos que se localizavam após os sensores de monitoramento pertencentes ao próprio forno.

 

SEGURANÇA DOBRADA

Os crematórios do São José utilizam duas câmaras de combustão: uma câmara primária (de cremação ou combustão) e câmara secundária, de segurança, para queima dos gases voláteis liberados que eventualmente não foram queimados completamente na câmara primária.

Foram realizadas três medições em cada forno.