Cidades

Semana Azul movimenta economia do mar em Santa Catarina

12/05/2017 20:51:00

Simp�sio e semin�rio discutir�o alternativas n�uticas e cruzeiros mar�timos

Semana Azul movimenta economia do mar em Santa Catarina
Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar Brasil far� palestra no evento. (Foto:Norton Jos�)

Dois eventos pretendem movimentar a atividade náutica em Santa Catarina na próxima semana. Na terça-feira (16) será realizado o primeiro Simpósio de Infraestrutura para a Economia do Mar, com o objetivo de apresentar ideias – públicas ou privadas – para a implantação de marinas, trapiches, píeres, portos e ancoradouros, entre outros.

O encontro será realizado no auditório da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEI) e é destinado às prefeituras catarinenses que queiram mostrar projetos voltados ao setor.
 
“Nossa meta é viabilizar projetos para o incremento da economia do mar”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, gerente aquaviário do governo estadual e presidente do Grupo de Trabalho Náutico de SC. De acordo com ele, o encontro servirá para que as prefeituras interessadas possam expor suas ideias. “As mesmas serão apresentados a investidores em eventos náuticos no Brasil e no exterior”, explica.
 
Na quarta-feira (17), às 14h, no auditório da Fecomércio, haverá palestra de Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

Ele vem à capital catarinense para falar sobre os impactos econômicos e benefícios dos municípios catarinenses candidatos a receber essas embarcações.

“Tivemos um exemplo recentemente, quando o primeiro cruzeiro ancorou em Balneário Camboriú, movimentando a economia daquela cidade e também municípios vizinhos”, afirma Ornelas Neto, diretor de Negócios da Associação Náutica (Acatmar), parceira dos eventos, realizados pela Gerencia Aquaviária da Secretaria do Estado de Infraestrutura, GT Náutico de SC e Secretaro com apoio da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte e Prefeitura de Florianópolis.