Representatividade

Projeto social que empodera servidoras p�blicas � lan�ado em Pomerode

18/04/2017 13:42:00

Educadoras do munic�pio ser�o beneficiadas com treinamento com foco na melhoria do sistema socioecon�mico e emocional

Projeto social que empodera servidoras públicas é lançado em Pomerode
O programa ser� realizado ao longo de cinco meses envolvendo as educadoras do ensino fundamental.(Foto:Divulga��o)

Pomerode recebe o projeto social “Annitas – Pensem Fora da Caixa”. O nome é referência à heroína Anita Garibaldi.

O projeto é uma realização do Intituto Educação Sem Fronteira – (IesfBrasil), em parceria com a prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora.

O lançamento acontecerá no dia 19 de abril ás 18h30min no Teatro Municipal. Cerca de 400 educadores, além de autoridades, empresários e a imprensa de diversas partes do país comparecerão ao evento.

O programa será realizado ao longo de cinco meses envolvendo as educadoras do ensino fundamental. Serão treinamentos presenciais de alto impacto e capacitação empreendedora por meio das tecnologias de interação à distância. 

“O empoderamento feminino, como sendo a capacidade de um indivíduo de provocar em si mesmo as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer, é trabalhado de forma bastante prática durante todo o projeto por meio de métodos para a vivência de emoções e fatores que limitam o desenvolvimento pessoal e que interferem diretamente no dia-a-dia, em casa, no trabalho, nos negócios, na autoestima, entre outros aspectos. Dessa forma, ativamos os potenciais e despertamos os recursos internos de cada participante para as soluções. Além disso, as educadoras também serão agentes multiplicadoras de valiosas estratégias sobre o tema para propagarem às futuras gerações”, comenta a psicóloga Sandra Gaya, responsável pelo treinamento e uma das idealizadoras do projeto.

Transtornos emocionais

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão, o maior índice da América Latina e um dos maiores das Américas. Conforme dados do IBGE, os estados que mais concentram adultos com depressão ficam no sul do país. Santa Catarina está entre os maiores índices com 12,9% ao lado do Rio Grande do sul (13,2%) e do Paraná (11,7%).

Além disso, a psicóloga Sandra Gaya informa que, segundo pesquisa, 90% das doenças têm forte influência emocional e alerta para os altos índices de afastamento do trabalho por servidores públicos municipais e estaduais em Santa Catarina por conta de transtornos mentais e comportamentais.

“Como ferramenta de recursos humanos, a saúde está diretamente relacionada com os altos índices de afastamento do trabalho, especialmente em instituições de ensino”, comenta a especialista.

Annitas – Pensem Fora da Caixa, que deverá chegar em breve a outros municípios brasileiros, agrega as técnicas como análise comportamental cognitiva, neurociência, física quântica e psicologia positiva.

“O método de alto impacto foi desenvolvido ao longo de cinco anos de estudo e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento para chegar ao processo prático capaz de trazer mudanças reais a vida das pessoas. Muitas vezes não alcançamos os nossos objetivos por conta do desequilíbrio e porque não percebemos o nosso próprio estado emocional. Ao criar consciência das nossas emoções e um propósito, começamos a ser ativos e não reativos aos acontecimentos ao nosso redor”, complementa a psicóloga.

É possível obter mais informações sobre o projeto clicando AQUI.