Celesc

Ind�stria do Estado ter� redu��o de at� 13% na tarifa de energia

05/04/2017 19:46:00

Tarifa ser� reduzida para reverter os valores de Angra III

Indstria do Estado ter reduo de at 13% na tarifa de energia
De maio a agosto a redu��o ficar� pouco acima de 1% da tarifa atual para todos os consumidores na �rea de concess�o.(Foto:Divulga��o)

A tarifa de energia elétrica sofrerá redução no mês de abril em Santa Catarina.

Os consumidores de Alta Tensão, que são compostos por indústrias em sua maioria terão redução tarifária entre 11% e 13%.

Já consumidores de Baixa Tensão, principalmente os residenciais, perceberão redução de 10%.

De maio a agosto a redução ficará pouco acima de 1% da tarifa atual para todos os consumidores na área de concessão.

A redução é resultado do processo extraordinário de ajuste na tarifa das distribuidoras de energia elétrica realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A medida visa reverter os efeitos da inclusão da parcela do Encargo de Energia de Reserva (EER) correspondente à energia da Usina de Angra III contratada e não usada no ano passado.

Segundo o chefe do Departamento de Regulação Econômico-financeira, Vânio Moritz, a redução maior será feita em um único mês em vez de ser distribuída ao longo de 12 parcelas a partir do processo tarifário: "Mas isso se dará de acordo com os ciclos de leitura e faturamento, podendo levar até dois meses para se completar em todas as unidades consumidoras da área de concessão da Celesc", afirma.

Na prática, o procedimento tem duas etapas. Em abril, a tarifa será reduzida para reverter os valores de Angra III incluídos desde o processo tarifário anterior, no caso da Celesc, agosto de 2016, e, ao mesmo tempo, deixará de considerar o custo futuro do EER dessa usina.

Na segunda etapa, que começa em 1º de maio e permanece até o próximo processo tarifário de cada distribuidora, no caso da Celesc até 22 de agosto de 2017, a tarifa apenas deixará de incluir o EER de Angra III.