Abertura de empresas

Santa Catarina recebe presidentes de Juntas Comerciais

28/03/2017 09:50:00

Objetivo foi conhecer sistema que vai digitalizar processos como abertura de empresas

Santa Catarina recebe presidentes de Juntas Comerciais
Presidentes das Juntas Comerciais de seis estados v�m a Santa Catarina conhecer sistema que vai digitalizar processos como abertura de empresas. Florian�polis. (Foto: Jaqueline Noceti/SECOM)

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) está cada vez mais perto de tornar digitalizados os processos como abertura de empresa, que antes eram protocolados fisicamente.

Em vez da pastinha com documentos de papel, o empresário que desejar, poderá fazer os encaminhamentos através da internet.

Já está em fase de testes, na sede da Jucesc, em Florianópolis, o software que será disponibilizado no portal para uso dos empreendedores.

Na segunda-feira, 27 de março, presidentes das juntas comerciais dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Pará vieram a Santa Catarina para conhecer o programa que deve servir de referência para a implantação em seus estados.

“Nossa meta é facilitar o processo e dar uma resposta mais rápida à sociedade”, ressalta o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini. De acordo com técnicos da Junta Estadual, assim que entrar em operação, o sistema deverá registrar eletronicamente cerca de 18 mil processos por mês.

O presidente da Jucesc, Julio Cesar Marcellino Jr., explica que a Junta Estadual é a porta de entrada para quem deseja, por exemplo, abrir um negócio e o processo que é deflagrado a partir daí, envolve outros órgãos, como Secretaria da Fazenda, Corpo de Bombeiros, entre outros, até chegar às prefeituras.

“O diferencial é que a nossa agilidade vai facilitar também o trabalho dos demais órgãos e o contribuinte ganha em comodidade. Sem falar que, especialmente, em períodos de crise como agora, uma facilidade tecnológica como esta estimula quem é de fora a investir aqui”, avalia.

Os técnicos acreditam que até o fim do ano, todos os serviços oferecidos possam ser acessados por meio digital. A ferramenta deve contemplar não só quem pretende abrir ou fechar uma empresa, mas o dia a dia nas mais de 660 mil empresas catarinenses que precisam atualizar ou alterar informações cadastrais.

“Santa Catarina sempre foi um exemplo de agilidade e novamente sai na frente ao implantar este sistema. Nosso desejo é que essa ideia sirva de inspiração para as demais juntas” ressalta o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Paranhos Velloso Jr.








O triunfo da cooperação

Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop