Emprego

Santa Catarina lidera gera��o de empregos em janeiro

06/03/2017 08:51:00

Melhor saldo se deu no setor da ind�stria da transforma��o, que contou com 5.904 novos postos de trabalho

Santa Catarina lidera gerao de empregos em janeiro
A cidade de Fraiburgo, com a colheita da ma��, foi o munic�pio com a maior gera��o de empregos, com o registro de 1.537 vagas. (Foto:Divulga��o)

Santa Catarina teve saldo positivo na geração de empregos. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelou que 11.284 novos postos de trabalho foram abertos no Estado.

Os valores apontam a diferença positiva entre admissões e desligamentos no estado no mês de janeiro. Foi o melhor resultado do país para o primeiro mês de 2017.

O ano foi iniciado com 83.437 contratações contra 72.153 demissões de trabalhadores formais (com carteira assinada), o que representa uma variação de 0,58% sobre o estoque total de empregos.

Depois de Santa Catarina, os estados que mais geraram empregos foram Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

O melhor saldo se deu no setor da indústria da transformação, que contou com 5.904 novos postos de trabalho, o que representa uma variação positiva de 1%.

O segundo melhor saldo é do setor agropecuário, com a criação de 3.409 novos empregos, significando um acréscimo de 8% sobre o estoque de empregos no setor. No comércio, a situação é diferente. O setor teve a maior queda de empregos, com 2.659 postos a menos.

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, comemorou o resultado.

“Os números mostram que Santa Catarina foi efetivamente um dos últimos estados a sentir a crise em função das medidas adotadas pelo governo. Isso se reflete na geração de empregos”, afirmou Comin.

A cidade de Fraiburgo, com a colheita da maçã, foi o município com a maior geração de empregos, com o registro de 1.537 vagas, sendo destas 1.466 geradas no setor agropecuário. Seguido de Joinville, que gerou 1.002 vagas, sendo 491 na indústria de transformação.

A terceira cidade melhor colocada é Timbó, com a geração de 460 vagas.